Os pais e responsáveis por crianças e adolescentes, menores de 15 anos, que não levaram seus filhos para atualização da carteira de vacinação, ganharam mais uma oportunidade, com a prorrogação da Campanha de Multivacinação pelo Governo do Estado de São Paulo até o dia 30, deste mês. A ação seria encerrada no final de outubro e foi estendida por mais um mês.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que até o momento, apenas 2.465 pessoas compareceram nas Unidades de Saúde para a verificação e aplicação de vacinas em atraso.
A secretária ressaltou a importância da vacinação, visando a prevenção de doenças e a proteção da saúde e solicitou aos pais, para que procurem uma UBS ou ESF (Estratégia de Saúde da Família), que ministram as vacinas de rotina, mais próximas as suas casas, com funcionamento no horário das 8 às 19h, para a conferência e aplicação das vacinas.
Dentre os imunizantes disponíveis estão BCG, vacina contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.
Para a próxima segunda-feira, 7, as vacinas de rotina estarão disponíveis nas UBS Horto, Paulistano, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Leporace e São Sebastião, das 8 às 19h e os ESF Palma, City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Luíza, das 10 às 12h e das 13 às 16h.
As programações diárias das campanhas de vacinação e vacinas de rotina poderão ser consultadas pelo site da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/noticias/saude/confira-a-programacao-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-100 e redes sociais oficiais no Instagram (@prefeituradefranca) e Facebook (/prefeituradefranca).
Poliomielite
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite foi encerrada na última segunda-feira, 31, porém as crianças de 1 a menores de 5 anos, que ainda não foram imunizadas, poderão receber a vacina nas unidades, que oferecem atendimento das vacinas de rotina.
Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, 18.712 crianças receberam a vacina contra a Poliomielite, na cidade.