A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 30, um levantamento da quantidade de pessoas, que deixaram de receber a segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19 e os números preocupam.
De acordo com a pesquisa até esta quarta-feira, 23.678 francanos que estão aptos a receber a segunda dose, ainda não compareceram aos postos para a aplicação da vacina.
A faixa etária que concentra a maior quantidade de faltosos é a de 18 a 30 anos, com 8.931 pessoas, seguida de pessoas entre 31 a 45 anos, que somam 5.658 francanos e 5.433 adultos, com idade inferior a 18 anos. Na faixa etária de 61 anos ou mais, 842 idosos deixaram de tomar a segunda dose.
O levantamento dos faltosos para a terceira dose impressiona ainda mais, tendo em vista que 59.326 pessoas ainda não receberam a dose adicional.
A faixa etária entre 31 a 45 anos compreende a maior quantidade de pessoas, sendo 21.463. Na sequência, aparecem os idosos com 61 anos ou mais, com 16.972 pessoas e 16.651 francanos, com idade entre 46 a 60 anos, que ainda não receberam a terceira dose.
Lucas Souza, secretário de Saúde, ressaltou a importância das pessoas procurarem os postos de vacinação para a complementação do ciclo vacinal, tendo em vista que a vacina mostrou na prática, o seu importante papel no enfrentamento à pandemia.
Segundo ele, está comprovada a eficácia dos imunizantes pelos resultados já obtidos até o momento, com o avanço da vacinação, que apontaram para a brusca redução no número de casos graves e internações por Covid na cidade.
O secretário destacou ainda que as vacinas estão sendo mantidas, diriamente, nas Unidades Básicas de Saúde, sem contar, a realização de vários mutirões aos sábados, ampliando a oferta de atendimento à população. Ele alertou que apesar dos resultados conseguidos com a imunização, as pessoas ainda precisam se manter vigilantes e continuarem cumprindo os protocolos sanitários, principalmente, nas reuniões familiares e eventos nessas épocas de final de ano e férias. "A pandemia ainda não acabou. Precisamos continuar vigilantes em relação aos cuidados necessários para evitar o aumento dos casos de Covid no município. Peço a todos, que continuem utilizando máscara de proteção, higienizem as mãos com água e sabão, álcool gel e evitem aglomerações. Precisamos seguir na batalha contra a doença", ressaltou o secretário.
Segundo a Secretaria de Saúde, até a última quarta-feira, foram aplicadas em Franca, 616.179 doses das vacinas, sendo 292.449 para a primeira, 260.842 referentes a segunda aplicação e 62.888 da dose adicional.
A programação da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19 pode ser consultada pelo site www.franca.sp.gov.br e pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Franca.