A Prefeitura está concluindo as adequações nas instalações internas no Pronto Socorro ‘Álvaro Azzuz’ (adulto), que a partir da próxima segunda-feira, dia 6, passará a ser a unidade de referência para cuidar de pacientes com suspeitas da Síndrome Respiratóri Aguda, o Coronavírus, o Covid-19. Essa mudança faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia que assola o País e o mundo e pode chegar à cidade a qualquer momento, em que pese o conjunto de esforços das autoridades com a participação e o envolvimento de toda a comunidade.
Com a restrição dos atendimentos aos pacientes com o Covid-19 (suspeitos) os casos clínicos de urgência até então atendidos nessa repartição municipal a partir do dia 6 serão direcionados para as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma no Jardim Aeroporto I e a outra no Jardim Anita, respectivamente nas regiões Sul e Oeste. Os pacientes clínicos infantis, continuarão tendo acolhimento no mesmo local onde no passado funcionou o antigo ‘Janjão’, no bairro Santa Eugênia. Nesse local foi criada uma ala infantil, par atendimento em separado de pacientes com sintomas do Corona. Havendo necessidade os pacientes serão encaminhados para internação hospitalar.
Buscando evitar transtornos, com base no Plano Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento do Coronavírus, a Secretaria de Saúde está se antecipando essa semana com a fixação cartazes em suas repartições, orientando os usuários a respeito das mudanças. Outra providência foi comunicar previamente, aos órgãos de apoio, segurança e socorro emergencial, serviços de ambulância, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Autovias e Guarda Civil, Prontomed, Lar de Idosos e outros, com as orientações sobre as novas diretrizes e o encaminhamento de pessoas feridas ou acidentadas para as duas UPAS, de acordo com a região da ocorrência.
O Plano de Contingenciamento Municipal pode ser consultado em sua integra, na no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).