Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Equipe da Saúde da Família visita pacientes e oferece atendimento humanizado

Tamanho da letra:

 Visita domiciliar original

       Para auxiliar quem precisa de atendimento médico e não tem condições de sair de casa, a equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Vila São Sebastião vai até as residências e oferece o apoio multidisciplinar.
     Maria José, de 83 anos, é uma das pacientes assistidas pelos servidores. A aposentada precisa de atendimento de rotina e tem dificuldades de locomoção, razão pela qual o médico Caio Smanio e a equipe vão à sua casa. “A diferença que a gente tem de uma consulta normal no consultório com a domiciliar é que a gente consegue ter um contato mais profundo com a vida desse paciente, a condição que ele vive. É uma visão mais ampliada. A gente consegue enxergar o todo. É importante esse vínculo. Costumo dizer que o conceito de saúde não é só físico é biopsicossocial, envolve o ambiente social que ele está inserido, o psicológico, o financeiro”, explicou.
     Na visita desta quarta-feira, 5, as agentes de saúde aferiram a pressão da idosa e verificaram o prontuário médico. Quatro agentes acompanharam o atendimento. "São anjos que apareceram em minha vida. Todos os profissionais são muito prestativos. Eu só tenho a agradecer. Além da minha mãe, que hoje é atendida pela equipe, eles já cuidaram do meu irmão que chegou em casa após ficar um mês em coma. Hoje, ele já está praticamente recuperado. Sem esses profissionais, não sei o que seria da gente”, disse Sônia Regina de Melo, filha de Maria José.
     A visita domiciliar é realizada duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no período da manhã. “Geralmente são três famílias atendidas por dia, o que dá uma média de atendimento com a equipe completa de 150 famílias por mês e as agentes de saúde fazem as visitas todos os dias. Cada agente chega a atender até 450 pessoas por mês, entre visitas domiciliares, grupos terapêuticos e atendimentos na unidade de saúde também”, explicou Amanda de Melo Ferreira, diretora da UBS São Sebastião.
     Para que a equipe faça a visita domiciliar, é preciso que o paciente seja acamado, tenha dificuldades de locomoção e seja cadastrado no território da unidade de saúde.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais