Antigo Novo

Saúde disponibiliza teste rápido de Sífilis para gestantes nas UBS

Teste de Sifilis na Parada 40 Foto Julio Diniz 5 original

Como forma de conscientizar à população sobre a importância da detecção precoce e tratamento das gestantes com Sífilis, a Secretaria de Saúde está disponibilizando testes rápidos em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Franca.
    A ação visa combater o aumento dessa DST (Doença Sexualmente Transmissível) em grávidas que, geralmente, não fazem o tratamento adequado. Sendo assim, além da doença nos próprios organismos, os bebês dessas mulheres podem nascer com a Sífilis.
    As gestantes podem fazer os testes de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, de forma gratuita. Caso o resultado seja positivo, já há um protocolo na UBS, que consiste em prescrever dose de medicamento para o tratamento e encaminhamento ao médico. É necessário que o parceiro também faça o tratamento, de modo a evitar que o bebê desenvolva a doença.
    A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou que o tratamento dura apenas três semanas e ressaltou a importância da prevenção e do cuidado quando se recebe o diagnóstico. “É fundamental que a gestante e seu parceiro se tratem. Por isso, incentivamos que o homem também participe do Pré-Natal. No caso do bebê nascer com a Sífilis, nós disponibilizamos tratamento e é preciso fazer o controle da doença”, disse.
     Para mais informações e realização do teste rápido, as interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próximas de suas casas.

A doença
     A Sífilis é uma doença que pode levar à morte se não tratada corretamente, podendo comprometer vários órgãos, como o sistema nervoso, olhos, pele, ossos, coração e cérebro. É, especialmente, perigosa se a pessoa infectada for uma gestante. Pode ser transmitida, por meio das relações sexuais desprotegidas, das transfusões de sangue e da mãe para o filho, em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (Sífilis Congênita).

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.