A Secretaria de Saúde confirmou no início da tarde desta quarta-feira, o recebimento de um novo lote de vacinas contra a Covid-19, pelo Governo do Estado, o que vai possibilitar o atendimento das pessoas, que estavam aguardando a aplicação da segunda dose da Astrazeneca para esta quarta-feira.
Desta forma, conforme anunciado pela Secretaria de Saúde, em comunicado oficial, nesta quinta-feira, 15, as pessoas que estão aptas a receber a segunda dose da vacina Astrazeneca, de acordo com a data agendada no cartão de imunização, poderão comparecer a 10 postos de atendimento, no horário das 07h30 às 16h, sendo 8 UBS da São Sebastião, Aeroporto 1 e 3, Santa Clara, Santa Terezinha, Paulista, Leporace e Planalto, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) e no Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 - Estação).
Antes de comparecer aos postos de vacinação é importante que as pessoas confiram a data agendada no cartão para o recebimento da segunda dose e apresentem o comprovante da primeira vacina e um documento de identidade com foto. O atendimento será prestado, mediante a distribuição de senhas.
Sequência do calendário de vacinação
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que devido ao atraso no envio das doses pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira, serão atendidas as mais de 5 mil pessoas, que estavam aguardando pela segunda dose da vacina Astrazeneca, com a ampliação dos postos para 10 locais de atendimento, garantindo a segurança do público. A previsão é que na próxima sexta-feira, a programação contemple a aplicação da primeira dose para as pessoas com idade de 37 anos ou mais, sendo possível a continuação do calendário dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação.
De acordo com o secretário, a quantidade de doses encaminhadas pelo Governo do Estado tem sido insuficientes para o atendimento dos públicos-alvos da campanha e para seguir com o cronograma de vacinação, a Prefeitura depende do recebimento de lotes das vacinas pelo Governo do Estado, em tempo hábil.
Souza explicou que Franca já demonstrou que tem capacidade e estrutura para a vacinação em grande massa. Prova disso, são os dois mutirões realizados recentemente, que imunizaram mais de 9 mil pessoas, em cada um.
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas
Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) com e sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.