A Secretaria de Saúde iniciou nesta semana, as ações da Campanha 'Outubro Rosa', de prevenção e promoção a saúde da mulher, na rede de UBS's e núcleos de Estratégia de Saúde da Família, que receberam uma decoração especial em tons de rosa.
Durante este mês, serão formados grupos de orientação, abordagens em sala de espera, com o foco na prevenção e combate ao câncer de mama, ações educativas com a distribuição de folderes, além de intensificação de vagas oferecidas às mulheres, que buscam por exames de rastreamento, como mamografia e coleta de Papanicolaou.
Segundo a secretaria, as mulheres poderão procurar as unidades de saúde para o agendamento da coleta de Papanicolaou, especialmente, na faixa etária entre 25 a 64 anos, onde o exame deve ser realizado a cada três anos e mamografia, que deve ser anual para mulheres de 40 a 75 anos. A mamografia terá livre demanda e a estimativa é que sejam feitas cerca de 1 mil coletas de Papanicolaou.
A programação contempla ainda um sábado especial, previsto para o dia 22, deste mês, com a abertura de unidades de saúde, no período da manhã para o atendimento exclusivo às mulheres.
Outubro Rosa
O mês de Outubro já é conhecido, mundialmente, como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.