A Secretaria de Saúde confirmou nesta terça-feira, 24, o início das obras da segunda etapa de readequação e ampliação do Pronto-Socorro Infantil 'Dr. Magid Bachur Filho'.
Nesta fase, os serviços consistem na expansão da ala de observação dos pacientes, que terá sua capacidade dobrada, passando dos atuais 7 leitos para 14 unidades.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que os serviços em andamento não estão interferindo no atendimento prestado no Pronto-Socorro Infantil, tendo em vista que estão sendo executados no prédio desativado, onde funcionava o Setor de Saúde Auditiva, que funciona, atualmente, em imóvel próximo ao Terminal Rodoviário. Segundo ela, a previsão é que os serviços sejam concluídos em 20 dias.
A secretária destacou que as obras determinadas pelo prefeito Alexandre Ferreira, dentre outras medidas, objetivam atender a crescente demanda de pacientes registrada pelo município, nos últimos meses, ampliando a estrutura física para acolher e continuar oferecendo um atendimento de qualidade à população.
Na primeira etapa dos serviços, já entregues, a recepção do pronto-socorro recebeu uma ampliação de 30% para a acomodação dos pacientes, passando para 85 pessoas sentadas contra as 50, anteriormente, sem contar os bancos externos, além da criação de um espaço reservado, com cadeiras e material para desenho, destinado às crianças, enquanto aguardam o atendimento. Também foi instituída uma farmácia para a dispensação dos medicamentos, que funciona diariamente, das 7 às 19h, para a entrega de remédios padronizados pela rede, exclusiva para os pacientes, que passarem por atendimento no local e saírem com receita médica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma média de 462 atendimentos tem sido registrada neste mês na unidade, que conta com cerca de 11 médicos, atendendo no plantão diurno/noturno. A equipe de enfermagem também será reforçada, com a convocação de 18 novos enfermeiros, aprovados no último concurso público realizado neste ano, que começarão a atuar, em breve, nas unidades.
Outra medida importante é o projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal, que foi aprovado, em segunda votação, na sessão desta terça-feira, visando a criação de mais 75 cargos concursados de enfermeiros e técnicos de enfermagem, visando ampliar as equipes nas unidades de urgência e emergência.