A partir dessa segunda-feira, 20, a Prefeitura de Franca colocou à disposição da população, uma segunda campanha de vacinação, essa contra o sarampo, que será realizada até o final de agosto, nos mesmo locais e horários em que está sendo feito o atendimento para gripe Influenza, das 8 h às 11. Nesse primeiro dia houve uma procura considerada normal pelas UBS, envolvendo especialmente os pais levando os filhos para receberem a tríplice viral, que envolve o sarampo, rubéola e a caxumba.
Mas há uma preocupação na cidade com o baixo índice vacinal contra a gripe que não atingiu a meta estabelecida, especialmente envolvendo as crianças. Por conta disso os responsáveis estão sendo chamados a cumprirem o seu papel, levando as crianças entre 6 meses e 6 anos na Unidade Básica mais próximo de casa, os pais em particular.
Essa campanha que envolve a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tem caráter seletivo, pois visa atualizar a carteira de crianças e pessoas adultas que não ainda não foram imunizados. As doses, mediante a conferência prévia da carteira de vacinação, serão aplicadas em pessoas com idade entre 1 e 39 anos que não tenham recebido as duas doses previstas no calendário nacional de imunização.
Os bebês com seis meses ou mais também devem ser vacinados, informa a Secretaria Estadual de Saúde, nas recomendações passadas aos municípios. Isso porque é a chamada ‘dose zero’, que não é contabilizada no calendário, mas é recomenda devido à circulação do vírus em todo o país.