Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde intensifica vacinação de adolescentes contra gripe e DSTs

Tamanho da letra:

 

vacina2 Medium

     A Vigilância Epidemiológica de Franca segue trabalhando na vacinação contra gripe Influenza, disponível ainda na rede pública, gratuitamente. Desta vez, por orientação da Secretaria de Estado de Saúde, o público alvo são os pré-adolescentes e adolescentes, que também estão sendo prioridade na cobertura contra doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. A preocupação maior é com o público jovem por abrangerem meninos e meninas em início da vida sexual – desde junho de 2017, o Governo Federal liberou, através do SUS, a vacinação contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos –  anteriormente, a vacina só estava disponível para meninas abaixo de 15 anos e meninos de 12 a 13 anos.

     A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) é importantíssima, pois também protege as mulheres contra o câncer de colo de útero e vulva, cujas causas também incluem o vírus HPV.

    A mobilização concentra-se nesta semana (24 a 28 de julho) em toda a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com atendimento das 8h às 17h. Estão também disponíveis as vacinas contra a doença Meningocócica C e Hepatite B.  

     O Governo Estadual destaca que cerca de 760 mil doses das vacinas, contra as 3 doenças, estão disponibilizadas para os municípios paulistas.  

     A vacinação contra o HPV está disponível para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 15 anos incompletos. Como já destacado, entre o público feminino, a imunização auxilia na prevenção contra o câncer de colo de útero e vulva. Para meninos, a proteção é contra o câncer de pênis e ânus. A vacina previne ainda contra o câncer de boca, orofaringe e verrugas genitais para ambos os sexos. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda.

     Desde 2014, a cobertura vacinal entre meninas de 9 a 15 anos mantém-se em 61%; entre os garotos, na faixa etária de 12 e 13 anos, que passaram a ser vacinados em janeiro de 2017, a cobertura é de 44%.  As autoridades destacam a importância do apoio dos pais e responsáveis para que os jovens sejam vacinados e fiquem protegidos.

      Este ano, a vacina contra a doença Meningocócica C foi inclusa no calendário de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu como público-alvo meninos e meninas de 12 e 13 anos.  Atualmente, a cobertura vacinal é de 32%.  A dose é única.  

      No inverno, a aglomeração em ambientes fechados tende a ser maior. Imunizar-se contra a Meningo C contribui para o controle epidemiológico da doença, transmitida por secreções como saliva, espirro e tosse, informa a Vigilância Epidemiológica.

     A vacina contra a Hepatite B contempla não somente adolescentes, mas todas as faixas etárias – desde menores de um ano até adultos acima dos 50 anos. O esquema vacinal é de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda doses; a terceira deve ser aplicada após seis meses em relação à dose inicial.

     Desde 1998, a vacina contra Hepatite B está disponível para crianças e adolescentes, abrangendo menores de um ano até 14 anos, com cobertura vacinal de 97%.

     A partir de 2013, a faixa etária foi estendida de 15 até 49 anos, cuja cobertura está em 55%. De acordo com a Vigilância, este percentual precisa ser ampliado, assim como o percentual na população acima de 50 anos, cuja cobertura é de apenas 16%.

     Em Franca outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, no tel. 3711-9435.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais