A Secretaria Municipal de Saúde de Franca informou que perdeu 5 médicos cubanos que atuavam na rede pública, a partir da decisão do Governo Cubano, de suspender a parceria que mantinha com o governo brasileiro e levar seus profissionais de volta. A cidade até então era atendida com o Programa Mais Médicos com 12 profissionais, dos quais outros 7 são brasileiros e continuam cumprindo seus expedientes regularmente.
O secretário da pasta, médico Rodolfo Moraes Silva, informou nessa quarta-feira que é uma decisão que de certa forma colheu a todos de surpresa na quarta-feira passada, mas que medidas estão sendo tomadas para que os usuários dos serviços não sejam prejudicados. Naquelas unidades onde os 5 profissionais atendiam, eventuais consultas agendadas serão transferidas para outros médicos ou se for o caso, para Unidades mais próximas.
O Ministério da Saúde também informou a Prefeitura de Franca que está com inscrições abertas em Edital publicado essa semana, para contratar novos profissionais e que até o começo de dezembro esses que estão deixando os cargos serão substituídos. Nesta quarta-feira pela manhã os 5 médicos cubanos mantiveram um encontro preliminar com a equipe gestora da Secretaria de Saúde e o secretário Rodolfo Moraes, os posicionando oficialmente sobre o desligamento, alguns inclusive com passagens compradas de retorno ao país de origem no final de semana.
Deve haver uma recepção e despedida oficial dos 5 profissionais nessa quinta-feira e logo depois será acertada a estrutura de transporte para que sejam levados até São Paulo.