Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde prepara estudo sorológico da Covid-19 em Franca

Tamanho da letra:
pexels cdc 3992933 
     Atendendo a uma determinação do Prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Saúde conclui nesta quarta-feira, um estudo que compõe um inquérito sorológico da Covid-19, na cidade, com o objetivo de  avaliar a proporção de pessoas já infectadas pelo vírus SARS-Cov-2, analisar a velocidade de expansão da infecção e estimar o percentual de infectados, que apresentaram ou não sintomas da doença, em pacientes não vacinados, iniciado no último dia 2, deste mês.
     Este trabalho está dividido em duas etapas, com a notificação e a realização de testes rápidos IgG/IgM Covid-19, em pacientes que buscam atendimento em unidades da rede municipal de saúde, que tenham disponibilidade para participar, seguido de um levantamento de todos os dados do estudo, que terá acompanhamento pelas autoridades sanitárias da Central de Monitoramento para pacientes.
     Segundo a Secretaria de Saúde, o inquérito sorológico vai contemplar, por meio de seleção aleatória, 1.500 pessoas, que moram na cidade, excluindo àquelas, atualmente hospitalizadas ou que já tenham recebido a primeira dose da vacina para a Covid-19. Todos os testes serão notificados às autoridades competentes, conforme portarias ministeriais, o resultado do exame será informado a pessoa e os dados armazenados serão mantidos para análise estatística ou fornecidos para fins de pesquisa científica. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para atendimento médico.
     A Covid-19 é uma doença infecciosa, causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dores de cabeça e garganta, conjuntivite, diarréia, perda de paladar ou olfato, erupções cutâneas ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves. 
     A maioria das pessoas, cerca de 80%, se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma, em cada seis pessoas infectadas pela Covid-19, fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que apresentam comorbidades, como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer apresentam maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode contrair a Covid-19 e ficar gravemente doente, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais