Em trabalho focado na informação e prevenção, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde está empenhado desde o começo do mês, com diversas ações sendo realizadas em todas as UBS, divulgando a Campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao Câncer de Próstata. O público alvo são homens acima de 50 anos.
Nesta quarta-feira, 16, os usuários das UBS Santa Clara (Região Oeste) e Vila Santa Terezinha (Região Norte) puderam conhecer alguns aspectos a respeito dos sintomas da doença, como e onde buscar o tratamento.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que essa mobilização vem ocorrendo em todas as demais unidades, que foram decoradas com laços coloridos de azul, com mensagens diretas, chamando a atenção dos usuários, que chegam nas recepções. O grande segredo está na prevenção e identificação precoce da doença, o que motivou a divulgação e esclarecimento para as pessoas que procuram pelas UBS, possiblitando que elas se tornem multiplicadoras das informações passadas, levando aos pais, irmãos, marido, mulher e demais familiares.
Junto com os esclarecimentos, os usuários estão recebendo folhetos explicativos sobre a doença e também orientações dos serviços, como exames, o que vai permitir fazer o rastreamento de Câncer de Próstata. Essas informações seguem disponíveis nas UBS e nos ESF's (Estratégias de Saúde da Família), com prevenção e promoção da saúde do homem. Durante esse período, estão sendo disponibilizados os pedidos de exames de rastreamento do Câncer de Próstata (PSA - exame de sangue, para os homens a partir de 50 anos de idade).
No entanto, tão importante quanto realizar o exame é o paciente retornar para mostrar o resultado. Ao pegar o pedido, deve deixar agendada a consulta médica para apresentar o resultado.
A Secretaria de Saúde reforça que esse exame é feito com a coleta de sangue, indolor, em laboratório credenciado. Não se trata do exame de toque, recomendado para algumas situações e pessoas de idade mais avançada.