O programa "Mais Consultas", lançado pela Prefeitura de Franca no final do ano passado, já ofertou mais de 1,2 mil consultas. Com o propósito de oferecer 4,5 mil procedimentos e reduzir a espera no cadastro de Pré-Agendamentos, o programa é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde.
Segundo dados atualizados nesta quinta-feira, 21, pelo setor de Atenção Básica, em torno de 38% dos pacientes não compareceram às consultas agendadas. Um dado preocupante e que compromete o esforço da Secretaria de Saúde.
Para se ter uma ideia da situação, das 1.276 consultas agendadas, 488 pacientes deixaram de comparecer no dia e horário marcados, um percentual de 38,24%.
A Secretaria de Saúde adota como norma, ligar previamente àquelas pessoas que têm seus nomes no pré-agendamento, para confirmar o interesse na consulta, informando a disponibilidade de data e horário. Somente após essa confirmação, que o profissional agenda a consulta.
No balanço das 788 consultas realizadas pelo "Mais Consultas", foram encaminhadas para exames preventivos, como papanicolau e mamografias, os casos necessários de acordo com a avaliação médica.
Caso a pessoa com consulta agendada tenha um imprevisto que a impossibilite de comparecer, a Secretaria de Saúde solicita que avise com antecedência, pois, assim, haverá tempo hábil de ceder a vaga para outra paciente. Os contatos devem ser feitos pelos telefones 3707-4900 ou 0800-540-9000. Outra orientação é para que as pacientes atualizem seus números de telefones nas UBS para facilitar a localização e o agendamento.