No próximo sábado, 27, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizará um arrastão para recolher objetos que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Os bairros definidos foram Ângela Rosa e Vila Scarabucci. Segundo a Vigilância, os bairros apresentaram mais casos da doença, este ano, por isso, receberão a ação. A orientação é para que os moradores deixem sob as calçadas, a partir das 8h, especificamente, objetos como: garrafas, pneus, potes de alimento, apoio de vasos, latas, e outros que possam acumular água. Os agentes passarão recolhendo todos os materiais. O trabalho vai até o horário em que as equipes percorrerem todas as ruas dos bairros.
Paralelo a esta ação, a Vigilância continua a realização da (ADL) Avaliação de Densidade Larvária. Já foram percorridos bairros do Complexo Aeroporto, Santa Rita, Recanto Elimar, Jardim Flórida, Franca Polo, Santa Lúcia e Primavera.
Nesta semana, bairros como Paulistano, Brasilândia e regiões próximas devem receber as equipes de combate ao mosquito transmissor da dengue. A expectativa é que até o final de janeiro, o levantamento tenha sido concluído. Após a compilação dos dados, a Vigilância terá um panorama dos bairros onde o índice de larvas do mosquito está maior e através disso realizará um trabalho mais efetivo no controle ao vetor.
Conscientização
No último sábado, equipes da Vigilância Ambiental realizaram um trabalho de conscientização e combate ao mosquito da Dengue, na praça da Nossa Senhora da Conceição, próximo à Concha Acústica.
De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os trabalhos foram intensificados neste começo de ano, devido ao período de chuvas e altas temperaturas, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença. Agentes do controle de vetores distribuíram panfletos e deram orientações à população sobre como combater o mosquito dentro de casa. Um mascote do Aedes também esteve presente na ação. “É muito importante que a população tenha essa consciência de que cuidando da própria casa, você estará cuidando de toda uma região. O combate ao mosquito começa dentro de casa”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
Até o momento, neste ano, Franca registrou 146 casos da doença.
Arrastão da Limpeza
Com objetivo de ajudar no combate à dengue, a Secretaria de Meio Ambiente realiza no próximo sábado, 27, o tradicional “Arrastão da Limpeza”. Serão visitados 36 bairros de parte da Região Oeste de Franca como: Residencial Amazonas, Roselândia, Higienópolis, Bairro da Estação entre outros. Os caminhões estarão percorrendo as ruas, a partir das 7h30. O objetivo é manter a cidade livre de materiais, que possam atrair insetos, servindo de criadouros para a Dengue, obstruindo as redes de galerias.
O 'Arrastão da Limpeza' recolhe móveis velhos, utensílios domésticos, eletrodomésticos e materiais que estão em desuso pela população.
A orientação aos moradores é para que façam a separação prévia do que desejam descartar e, nas primeiras horas de sábado, deixem sob as calçadas antes das 7h. Caso algum morador não consiga fazer a separação, pode entrar em contato, posteriormente, com a Secretaria de Meio Ambiente, e agendar a recolha pelo telefone (16) 3711-9440, fornecendo o endereço completo e o tipo de material a ser retirado.
Confira os bairros que serão atendidos pelo 'Arrastão da Limpeza', deste sábado:
01) Residencial Amazonas
02) Jardim Pedreiras
03) Jardim Roselândia
04) Jardim Francano e Prolongamento
05) Bairro Higienópolis
06) Jardim Regina Helena
07) Bairro da Estação
08) Vila Antonio dos Santos
09) Vila Nicácio
10) Jardim Miron
11) Jardim Samelo III
12) Jardim Samelo
13) Parque da Rua Boa Vista
14) Vila Guilherme
15) Vila Formosa
16) Parque São Jorge
17) Vila Chico Júlio e Prolongamento
18) Vila Imperador
19) Residencial São Vicente
20) Parque dos Pinhais
21) Residencial Nosso Lar
22) Jardim Milena
23) Residencial São Tomaz
24) Vila Exposição
25) Jardim Guanabara
26) Jardim Maria Rosa
27) Jardim Integração
28) Parque João Leite
29) Residencial Ana Terra
30) Vila Santa Luzia
31) Jardim Conceição Leite
32) Vila Nossa Senhora de Fátima
33) Vila Santos Dumont e Prolongamento
34) Jardim Independência
35) Vila Raycos
36) Jardim Califórnia