A Secretaria de Saúde, através do “SIGS” (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), órgão de alçada administrativa da pasta, deu início, em meados de março, à implantação do projeto “Central de Agendamento de Consultas”, que irá facilitar sensivelmente o controle dos agendamentos e o acesso à informação, pelos usuários, das consultas com especialistas.
Com vistas à melhoria do sistema, a secretaria já havia iniciado, no final do mês de janeiro, o processo de informatização do cadastro de todas as pessoas que aguardavam por uma consulta. De acordo com o Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva, no inicio do processo de informatização, havia 11.641 mil encaminhamentos sem controle efetivo, uma vez que eram gerenciados manualmente. “Assumimos a secretaria com milhares de pessoas à espera de consultas, cujos cadastros estavam apenas em papel, o que não permitia um gerenciamento rápido das urgências, das prioridades e da realidade dos números”, disse o secretário, complementando que até o momento já foram agendadas 2.411 consultas.
O responsável pelo SIGS Carlos César Algarte diz que foi colocada em prática uma rotina dentro da Central de Agendamento que irá trazer vários benefícios para os usuários, entre eles, evitar que quem aguarda por uma consulta se desloque entre as UBSs e NGA para buscar informações, recebendo, em qualquer unidade de saúde em que se encontre, o posicionamento sobre sua consulta, através do cadastro informatizado. “A informatização irá permitir também gerenciar e reorganizar as agendas, atendendo prioridades e agilizando as necessárias e frequentes atualizações de dados”, completa Algarte.