Embora tenha ampliado os grupos prioritários, a Secretaria de Saúde de São Paulo não acompanhou a orientação do Ministério da Saúde em liberar a vacina contra a gripe Influenza para toda a população. Dessa forma, a Vigilância Epidemiológica de Franca, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, atendendo recomendação do Governo de São Paulo, continua com a vacinação apenas para os grupos definidos como prioritários, seguindo com a campanha até sexta-feira, dia 9 de junho.
Dados informados pela Vigilância contabilizavam pouco mais de 56,7 mil pessoas imunizadas em Franca até o dia 31 de maio, o que representa algo em torno de 65% da meta da cidade.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o governo paulista optou pela não ampliação em virtude de ter atingido, até o dia 31 de maio, uma cobertura de 74,2% da meta estadual, muito próxima, no entender do governo, da meta nacional de 90% recomendada pelo Ministério. Ainda conforme a Secretaria Estadual, foram feitas no Estado 9,3 milhões imunizações, de um total de 13,8 milhões de doses distribuídas aos municípios paulistas. Uma liberação para toda a população colocaria em risco o atendimento para os grupos prioritários e não atenderia a demanda da população.
Em Franca, a vacinação segue normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 10h às 16h. Espera-se que 31 mil pessoas busquem pela vacina até o encerramento no dia 9, já que a estimativa do público alvo na cidade é de 88 mil pessoas, sem contar os dois recentes grupos que foram incorporados na última semana: os educadores e indígenas.
Estão entre os grupos prioritários:
- Crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade:
- - Trabalhador da saúde,
- - Gestantes
- - Puérperas
- - Indígenas
- - Idosos
- - Professores Ensino Básico e Superior
- - Com morbidades – pessoas acamadas sem condições de locomoção
- - Policias Militar e Civil
- - Bombeiros
- - Funcionários do Poupa Tempo
- - Funcionários dos Correios
- - Defesa Civil
- - Ministério Público (Promotores)
- - Procuradoria Geral (Procuradores)
- - Defensoria Pública (Defensores)
- - Policia Federal e Guarda Municipal
- - Doadores de Sangue e de Medula
- - Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns
- - Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua
- - Cuidadores de idosos
- - Auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior
- - Funcionários das Creches
- - Trabalhadores da Limpeza urbana e coletadores de Resíduos
- - Educadores
- - Indígenas
Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, telefone (16) 3711-9435.