Para atender as mulheres, que buscam a rede municipal para consultas ginecológicas e evitar faltas, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou um novo procedimento de confirmação de presença.
Funciona da seguinte maneira: todas as segundas-feiras, as equipes acessam a agenda de Ginecologia da rede e enviam, via WhatsApp, mensagens de lembrete contendo a data, horário e local das consultas.
Com a medida de enviar mensagens via WhatsApp, o absenteísmo (falta) nas consultas foi reduzido em maio. Das 3.601 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, 2.647 mulheres compareceram. Isso representa um absenteísmo de 26%. Antes, a média era de 33%.
Com esses dados, a Secretaria de Saúde planeja adotar, gradativamente, a medida para todas as especialidades oferecidas pela rede municipal, garantindo que cada vez mais pessoas possam ser consultadas e os índices de falta sejam menores.
O que levar
De modo a diminuir o absenteísmo e garantir o atendimento, a secretária de Saúde solicita que a população leve documentos pessoais quando for passar por atendimento na rede municipal. A medida garante que os dados estejam corretos e que sejam apresentados em exames e procedimentos.
Para ser submetido a atendimento nas unidades de saúde, o paciente deve estar munido de documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, carteira de motorista ou de trabalho; CPF; comprovante de endereço e CNS (Cartão Nacional do SUS). No caso de não ter esse cartão, o usuário deverá procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e solicitar. O procedimento é gratuito. “No caso de exames, nós pedimos que o paciente leve os documentos mencionados e a solicitação do pedido”, orientou Waléria.