A Prefeitura prepara para os próximos dias, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, uma ampla Campanha de Mobilização Social de Combate ao mosquito Aedes aegypti, que será realizada de 21 a 26, deste mês. Esse é mais um esforço no sentido de manter à população conectada e atenta a todo ambiente, que possa armazenar água, realizando os cuidados reiterados pelas equipes de agentes de vetores, que a Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental mantém, permanentemente, nas ruas.
Durante essa semana, a proposta das equipes é que sejam intensificadas as ações de controle vetorial, em áreas do município identificadas, através da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no último mês, que identificou as regiões mais infestadas pelo Aedes aegypti, tanto por coleta de larvas, como por identificação de recipientes, potenciais criadouros do mesmo.
Esse trabalho preventivo e permanente, que é feito só vai obter melhores resultados, com o envolvimento e colaboração das pessoas. Em Franca, os números mais recentes contabilizados pela Secretaria de Saúde, apontam para o registro de 15 óbitos, em decorrência da dengue este ano, 7 mil casos autóctones (do próprio município), 9,8 mil notificações e 7.389 registros positivos.
A partir deste levantamento, a Vigilância Ambiental definiu a estratégia de trabalho e realizará no próximo dia 22, às 10h, no Aterro Sanitário, o lançamento da Campanha "Pneu no Caminho Certo". Incialmente será realizada a visita ao Aterro Sanitário e à Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis), pelos Agentes de Controle de Vetores e, posteriormente, o lançamento da campanha, sobre o descarte correto de pneus.
A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, objetivando reforçar a conscientização da população, sobretudo, os estabelecimentos relacionados ao comércio e à manutenção de pneus, sobre o descarte ambientalmente correto dos mesmos, colaborando com o meio ambiente e prevenindo o potencial criadouro de Aedes aegypti, que o pneu se torna quando armazenado em local inadequado.
Para a o dia 24, a partir das 8h, será feito um Arrastão, em algumas ruas dos bairros Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende, Pedigoni e Jardim Piratininga, todos no setor Oeste. O Arrastão será realizado pela equipe da Vigilância Ambiental nestes locais, uma vez que apresentaram índices elevados de recipientes, com larvas de Aedes aegypti, de acordo com a Ação de Densidade Larvária (ADL).
Premiação ‘Parceiros da Saúde’
Para o dia 25, fechando a campanha, a partir das 14h, no Teatro Municipal, está programada a Cerimônia de Premiação dos Vencedores do X Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes aegypti". O propósito do concurso, que neste ano completa 10 anos, é de conscientizar a população sobre a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes que possam acumular água. Essas intervenções feitas por cada pessoa, têm impacto significativo na população do vetor, tendo os estudantes e educadores, como agente multiplicadores dos conceitos e informações transmitidos.
Foram produzidos 12 ilustrações temáticas, que farão parte do Calendário de 2023, além de eleito o slogan para campanhas institucionais. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9408, Setor de Informação Educação e Comunicação (IEC).