O silêncio, geralmente, significa calmaria, tranquilidade, reflexão, paz, harmonia, introspecção. Em uma unidade de saúde pode ser muito mais que isso, auxiliando na cura. A partir dessa premissa, servidores da Secretaria Municipal de Saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Aeroporto I, realizaram, em parceria com alunos de enfermagem da Escola Alto Padrão, a “Semana do Silêncio – em Respeito à Saúde”, que teve início na segunda-feira 8 de maio e segue até à sexta-feira 12.
Conforme explica a enfermeira chefe da UBS Kênia Cristina de Souza a ação consiste em, durante os atendimentos e sem afetar a rotina diária da repartição, apresentar diversas atividades, entre elas, personagens caracterizados de palhaços, circulando na recepção da unidade com cartazes alusivos à importância do silêncio.
A iniciativa partiu da fonoaudióloga da unidade, Raquel Aparecida Furini, com aprovação e envolvimento de toda a equipe, com o intuito de amenizar o barulho das conversas em voz alta, brincadeiras ou choro de crianças, natural num ambiente com grande fluxo de pessoas, mas que acabam por comprometer a rotina de trabalho.
Segundo Kênia Cristina, um dos personagens utilizado é o inesquecível Charles Chaplin (apenas lembrando, o principal e mais marcante personagem do cinema mudo), interpretado pelo estudante de enfermagem Alexsandro Victor Ferreira, que ao longo do dia faz aparições, especialmente nos momentos de maior inquietação dos presentes à espera de atendimento, para lembrar, de forma lúdica, da necessidade de silêncio.
É sabido que pessoas expostas a excesso de barulho, ainda mais por longo período, acabam sofrendo efeitos negativos e, num ambiente de assistência, com pessoas doentes e necessitadas de atenção e atendimento adequado, a situação se agrava ainda mais. A “Semana do Silêncio”, também abrange orientação e conscientização para casos pontuais de comportamento inadequado e falta de cuidado com os equipamentos, tipo bebedouro de água, bancos e mesmo outras instalações, orientando os usuários para que protejam o patrimônio da UBS, que é deles mesmo.
De maneira geral, o objetivo maior do “Silêncio - em Respeito à Saúde”, é contribuir para que servidores e usuários da UBS do Jardim Aeroporto I tenham um ambiente de harmonia e tranquilidade, oferecendo um atendimento melhor a cada dia.