Como forma de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal.
A mobilização, buscando abranger o maior número de pessoas, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatórios, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, Farmácia Municipal, Centro de Diagnóstico e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá dia de mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população.
Além de mensagens positivas na recepção, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir. Também haverá, na quinta-feira, a partir das 14 horas, uma ação especial do Setembro Amarelo.
Também serão desenvolvidas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos terão oficinas e ações sobre saúde mental.
Com o tema “Você não está sozinho! Você é importante!”, o CAPS Renascer promove, no dia 14, a partir das 8h30, diversas ações para o Setembro Amarelo, com momentos de relaxamento e meditação, oficinas e apresentação de um vídeo produzido pelos pacientes do CAPS de nome “A Minha Vida Importa”.
Serviços à população
Atualmente, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços voltados para a saúde mental da população de Franca. Além da Atenção Básica, há o Ambulatório de Saúde Mental Adulto, que traz atendimentos psicológicos e psiquiátricos, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem e oficinas para pacientes com transtornos mentais de moderado a grave com demanda ambulatorial.
Há também o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência), voltado para jovens até 17 anos, 11 meses e 29 dias acometidos por transtornos mentais de moderado a grave, com atendimentos, terapia ocupacional e pedagoga; os dois CAPS; 10 serviços de Residência Terapêutica com 10 vagas em cada (destinados a pacientes provenientes de internação de longa permanência, em parceria com a Fundação Allan Kardec) e o serviço de urgência psiquiátrica no Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, das 7 às 19 horas, para casos de urgência.