Equipes da Secretaria de Saúde estarão no Terminal de Ônibus 'Ayrton Senna da Silva', no Centro, nesta quinta-feira, 9, das 9 às 17 horas, para a aplicação da vacina contra a Influenza, em pessoas a partir de 6 meses de idade.
De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, desde o início da campanha, que começou no final de março, até o momento, já foram imunizadas 27.582 pessoas. “Até a semana passada, o público-alvo da campanha era composto por grupos prioritários (crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas, dentre outros), mas agora todas as pessoas podem se vacinar”, disse.
Segundo a secretária, a medida visa ampliar a cobertura vacinal, oferecendo oportunidades para as pessoas que estão passando pela área central e poderão aproveitar para receber o imunizante. “Muitas pessoas trabalham o dia todo e não têm tempo de ir até uma unidade básica de saúde para se imunizar. Fazendo esta aplicação no terminal, que é um local de fluxo intenso de pessoas, a chance de ampliar esta cobertura vacinal é muito maior. Muitos passam pelo local ao longo do dia e podem tirar uns minutinhos para tomar a dose”, afirmou a secretária.
Os interessados em completar o esquema vacinal devem levar um documento com foto e a carteira de vacinação.
Waléria Mascarenhas ressaltou que a vacinação auxilia na prevenção de doenças, principalmente, o desenvolvimento de quadros e sintomas graves da doença. “A importância da vacinação está na possibilidade de evitar os principais tipos de gripe em circulação, preservando a saúde, diminuindo a taxa de contágio e reduzindo a probabilidade de epidemias massivas da doença. Para pessoas com comorbidades, a vacina também serve para combater o risco de complicações graves e internações”, finalizou.
A vacina contra a Influenza está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBSs do Jardim Aeroporto 1, Parque Progresso, Jardim Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Jardim Paraty, no horário das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.