Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Todas as creches ficarão fechadas nesta sexta-feira

Tamanho da letra:

    A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu fechar as 68 creches nesta sexta-feira, 29, devido aos casos registrados da síndrome mão-pé-boca. A decisão foi tomada em conjunto após análise feita pelas secretarias de Educação e Saúde, setores de Creche e Vigilância Epidemiológica. Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, 520 crianças foram infectadas. Entre os principais sintomas estão febre alta, bolhas pelo corpo e manchas.

      O secretário disse ainda que será feita uma higienização completa em todas as creches nesta sexta, sábado e domingo com intuito de conter o vírus. O trabalho de higienização será feito em todas as dependências das creches e também em utensílios e brinquedos. Outro alerta do secretário é de que os pais devem ficar atentos e ao primeiro sinal da doença deve procurar um médico para iniciar o tratamento. “É uma doença altamente contagiosa e a transmissão é muito rápida. As crianças sentem febre alta, aparece bolhas principalmente nas mãos e nos pés e ainda manchas avermelhadas pelo corpo. Aos primeiros sinais, os pais devem levar os filhos em uma Unidade de Saúde. As crianças devem ficar em casa de repouso até a recuperação total.”

 

Síndrome mão-pé-boca

É uma doença infecciosa viral contagiosa cujos principais sintomas são: febre alta, surgimento de manchas vermelhas na boca externamente, amígdalas e faringe, e erupção de pequenas bolhas especialmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A doença mão-pé boca é provocada pelo vírus Coxsackie (família dos enterovírus) presentes habitualmente no nosso sistema digestivo e podendo provocar estomatites (aftas no interior da boca).

Embora seja possível o acometimento de adultos, ela é mais comum na infância, em especial antes dos 05 anos de idade.

 

Características da doença mão-pé-boca:

Febre alta antes do surgimento das lesões;

Boca, amígdalas e orofaringe com manchas vermelhas com vesículas claras que podem evoluir para úlceras dolorosas;

Pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.

A transmissão se dá pela via fecal-oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente um mês.

 

Sintomas

O período de incubação varia de 1 a 7 dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum por exemplo.

 

Diagnóstico

É clínico, baseado nos sintomas, localização e aparência das lesões.

É muito importante fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites com aftas e bolhas na pele.

 

Tratamento

Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca.

Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios.

O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem, mesmo com a dor de garganta.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais