O mês de outubro está sendo marcado por ações contínuas de orientação e prevenção ao Câncer de Mama, em toda a rede de UBS, que faz parte do sistema de Atenção Básica do município. O intuito, com essas atividades, está sendo o de compartilhar informações sobre o que é a doença, como ela se manifesta, os principais sintomas e a importância do diagnóstico na fase inicial, o que aumenta as chances de cura.
Recomendados para todas as mulheres, com 40 anos ou mais, é importante que sejam feitos exames periódicos, com o rastreamento da doença. Aproveitando os encontros periódicos, que são programados pelos grupos da 'Saúde em Ação', mantidos em cada UBS, foram realizadas reuniões e palestras em todas as Unidades, que durante este mês foram e seguem decoradas com balões e peças na cor rosa em suas recepções.
Nesta semana, na Associação dos Moradores do Jardim Portinari, ocorreu um encontro com os usuários do 'Saúde em Ação' da UBS Leporace. As enfermeiras da unidade, Isabela Moreira de Freitas e Jéssica Cristina de Souza, foram convidadas para compartilhar suas experiências. Na oportunidade, também foram distribuídos folhetos com orientações sobre cuidados e hábitos que devem ser observados.
Contando com a participação de alunos do 4º ano de Enfermagem da Universidade de Franca e da Profª. Me Fernanda Mendes, por mais de uma hora, responderam as dúvidas apresentadas durante esta convivência, inclusive com uma demonstração prática de como fazer autoexame, a partir da utilização de uma mama artificial. O evento também contou com depoimentos de mulheres, que tiveram câncer de mama e se trataram com êxito.
As ações seguem até o dia 31 e neste sábado, na UBS Estação (Dr. Jarbas Spinelli), estão previstas ações voltadas para a prevenção do Câncer de Mama, a partir das 7 até às 12h, abertas a toda comunidade daquela região. Os atendimentos serão de coleta de Papanicolau, mamografia, palestras de orientação e vacinação para quem estiver com carteirinha atrasada. Nas demais UBSs, seguem sendo disponibilizados, gratuitamente, os exames de mamografia e a citologia uterina, com a coleta de Papanicolau.