Em todo o Estado de São Paulo será obrigatório o uso de máscara pelos passageiros que forem usar o transporte público ou privado, dentro das cidades e também nos deslocamentos intermunicipais. A determinação que inicialmente estava restrita a capital do Estado passará a valer em todos os municípios paulistas a partir deste dia 7. O anúncio foi feito nessa segunda-feira pelo governador João Doria, reforçando que a obrigatoriedade deve ser obedecida também pelas pessoas que circularem em espaços públicos. Em Franca essa obrigatoriedade já está em vigo para acesso nos estabelecimentos comerciais, que devem disponibilizar álcool em gel as pessoas.
Em Franca os condutores dos ônibus estão utilizando máscaras de proteção e todos os usuários estão sendo orientados a também fazer uso, mas até o momento sem obrigatoriedade. No Decreto Municipal mais recente, o que declara situação de Calamidade Pública, o prefeito Gílson de Souza recomenda a utilização dessa proteção como forma da pessoa se proteger e também proteger quem estiver ao seu lado.
Essas medidas protetivas fazem parte do conjunto de ações que tem o intuito de reduzir a disseminação da Covid-19.
O governador do Estado informou também, que deve publicar as normas da obrigatoriedade do uso de máscaras nos coletivos e nas ruas nessa terça-feira, através do Diário Oficial. Foi anunciado na mesma ocasião que a regulamentação caberá a cada Prefeitura, que também terá a responsabilidade de realizar a fiscalização e definir os tipos de penalidades para quem desobedecer a medida.