Quem circulou pela cidade nesta quinta-feira com certeza deve ter observado uma adesão próxima de 100% da população utilizando máscaras de proteção, o que é um sinônimo de que os apelos feitos pelas autoridades estão surtindo efeito. No transporte coletivo onde havia um certo receio o movimento foi tranquilo desde as primeiras horas da manhã, sem intercorrências.
Dirigentes da Emdef que cuidam do gerenciamento direto do serviço de transporte urbao, mantendo contatos com motoristas e usuários, também afirmaram que a população atendeu e raramente apareceu alguém para entrar nos coletivos sem a proteção. E quanto isso ocorreu foram alertados da proibição. A Prefeitura acompanha à distância o posicionamento do Governo do Estado, que deve ocorrer nessa sexta-feira para se posicionar em relação ao novo Decreto que deverá ser editado nas próximas horas.
O Secretário de Saúde e Chefe de Gabinete, José Conrado Dias Netto, voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa e ajudem Franca a elevar seu índice de distanciamento social. Até quinta-feira a cidade registrava 50 casos positivos de Covid-19 mas existe uma expectativa de crescimento e isso é o que a Prefeitura e as autoridades da saúde querem evitar. Para manter a situação sobre controle o distanciamento é a forma mais eficaz, onde as pessoas devem redobrar os cuidados de higiene, usar a máscara, o que está ocorrendo e sair de casa somente em situações de extrema necessidade.
Quanto a possíveis flexibilizações o prefeito Gílson de Souza deverá se reunir com as equipes de saúde e sanitária, do Comitê de Contingenciamento e definir o conteúdo do novo Decreto, já que o atual tem vigência até domingo, dia 10.