A Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo começou sábado e teve boa adesão, segundo as informações preliminares da Divisão Epidemiológica, unidade da secretaria municipal de Saúde que coordenou o trabalho. Durante o expediente previamente anunciando, das 8 h às 17 h, houve atendimento nas Unidades Básicas e nos postos de Estratégias de Saúde da Família, com exceção das unidades do dos Jardins Paineiras e Esmeralda.
A mobilização permanece durante essa semana em toda a rede pública de UBS, com vacinação das 10 h às 16 h, voltada para as crianças de um ano a cinco anos incompletos. Segundo as autoridades de saúde a imunização é o meio mais eficaz de prevenir essas doenças. A campanha continua até o dia 31 deste mês.
Esclarecimento
Por conta de informações falsas veiculadas na última semana, via whatsapp, atribuindo a Secretaria Municipal de Saúde, ato do secretário Rodolfo Moraes Silva, convocando em caráter de urgência moradores acima de 16 anos, a Prefeitura na sexta-feira divulgou nota esclarecendo a situação.
Conforme a informação, disponível no site, a Prefeitura esclarece que a campanha vinculada na mídia "DIA D" trata-se somente das vacinas VIP (injetável), VOP (oral), tríplice tetraviral (Sarampo/Caxumba/Rubéola) e tetraviral (tríplice+varicela). Será feita dia 4 e 18 de agosto, das 8 às 17 h, em todas as Unidades Básicas e ESF's (exceção dos ESFs Paineiras e Esmeralda). A Campanha segue em todo o país até o dia 31 deste mesmo mês. Essa imunização é destinada especialmente para crianças de um ano até cinco anos de idade.
Portanto é falsa a notícia divulgada por whatsapp, segundo a qual a Secretaria de Saúde estaria convocando as pessoas acima de 16 anos para vacinação emergencial do vírus H4HC2. Não existe motivos para pânico. O correto é que à Campanha de vacinação em andamento é do sarampo e paralisia infantil, disponível na rede de UBS e ESFs, das 10 h às 16 h, continuando até o dia 31. No dia 18 próximo está previsto o segundo dia ‘D’, em que horário será diferenciado, das 8 h às 17 h.
Mas informações na própria secretaria de Saúde e no portal www.franca.sp.gov.br/plantaosaude e no tel. 3711-9400.