As equipes de agentes da Vigilância Ambiental de Franca estão nas ruas, realizando os bloqueios pontuais em regiões com casos suspeitos de dengue, tendo como base para esse trabalho a recente ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que consistiu em recolher e analisar amostras de água em mais de 4 mil domicílios. Em virtude das constantes chuvas, as informações apontam para o crescimento do surgimento dos focos do mosquito e, por conta disso, é fundamental que cada pessoa se mantenha atenta e elimina todo tipo de ambiente com água parada.
É preciso mobilização por parte da população, esforços conjuntos e eliminar todo objeto ou local que possam servir para criadouros do mosquito. Além da dengue, existe a zika e o vírus da Chikungunya, que precisam ser prevenidos com a limpeza constante de calhas, caixas de água e demais objetos que possam armazenar água.
Havendo suspeita de larvas, a recomendação é para que as pessoas entrem em contato pelos telefones 3711-9408 ou 9415.
Cuidados
Os indicativos de campo registrados pelos agentes de vetores, apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas moradias das pessoas. Isso mostra que o papel de cada morador é essencial, adotando medidas como:
- Retirar todos os materiais que possam acumular água no quintal
- Deixar a caixa d’água limpa e vedada
- Verificar os locais para escoamento da água pluvial, principalmente calhas e ralos
- Não usar pratos nos vasos de plantas ou colocar areia
- Vistoriar, semanalmente, toda a residência ou comércio para eliminar potenciais focos
- Limpar a bandeja externa das geladeiras (se houver)
- Cobrir bem todos os reservatórios de água