A Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Ambiental, promoverá, no período de 6 a 20 de janeiro, a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. A ação prevê a visita a 4.200 imóveis distribuídos em sete áreas cadastradas no município. O trabalho tem como objetivo verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti em diferentes bairros de Franca. A partir deste diagnóstico será possível promover um trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue.
O trabalho é realizado todo pelas equipes de Controle de Vetores, formadas por 40 pessoas, que visitam os imóveis e, depois desta ação, conseguem definir qual região há uma maior predominância de encontrar o foco do mosquito e os tipos de criadouros encontrados em quintais e terrenos baldios. Toda a ação será realizada a partir da metodologia aplicada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
A partir dos resultados obtidos, a Vigilância Ambiental poderá definir novas estratégias para combater o mosquito e consequentemente evitar a proliferação do mosquito e o número de casos de dengue.
O índice
O índice larvário (Índice Breteau) corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito durante a avaliação. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde preconizam o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia. O último levantamento realizado em Franca aconteceu em outubro do ano passado e apontou um índice de 0,04.