A Vigilância Ambiental de Franca está com equipes de agentes nas ruas, desde a última segunda-feira, realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), trabalho que vai prosseguir pela próxima semana. A ADL é uma atividade, que consiste nas visitas e vistorias dos imóveis da cidade de forma amostral, com o objetivo de identificar, coletar larvas e realizar controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Esse levantamento permite o cálculo de índices, orientando o direcionamento das ações de prevenção e controle vetorial.
Essa está sendo a segunda edição deste ano da ADL, cujas visitas começaram pela Região Sul, abrangendo todo o complexo Aeroporto e outros bairros, como Santa Rita, Elimar, Franca Polo, entre outros. Depois foram realizadas visitas na Região Central, Centro, Jardim Francano, Vila Chico Júlio, Progresso, entre outros e nesta quinta-feira, 6, os agentes trabalharam na Região Leste, nos bairros Paulistano, Brasilândia, Panorama e adjacências, concluindo essa etapa.
Para a semana que vem o trabalho prosseguirá, começando pelo Setor Oeste, compreendendo a Vila São Sebastião, Dermínio, Palmeiras, Vilas Nova, Santos Dumont, entre outros.
A previsão da Vigilância é concluir esse diagnóstico até o final do mês, onde a última região a ser visitada será a Norte.
Em Franca, a meta é visitar em torno de 4,2 mil imóveis. Segundo a Vigilância Ambiental, foram registrados 298 casos da doença até o momento.