Está em fase final, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizado pela Vigilância Ambiental de Franca. Essa é uma medida estratégica, realizada sempre no início do ano, com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis ao surgimento do mosquito Aedes aegypti e orientar as ações de prevenção.
O levantamento é feito a partir de amostragens coletadas em diversos pontos da cidade. Cerca de 4,2 mil imóveis foram visitados na área urbana e mais de 40 amostras de larvas serão analisadas.
Na próxima semana, serão definidas as estratégias de ação, mas Mariela Toscano, responsável pela Vigilância Ambiental, adiantou que irá priorizar os locais de maior incidência de larvas, por conta do risco de proliferação do vetor e transmissão da doença.
Segundo o alerta de Toscano, muitos focos do mosquito foram encontrados pela cidade, causando preocupação. Por isso, ela recomenda maior atenção e cuidados por parte da população.
Cuidado de todos
Diante desse quadro, a Vigilância Ambiental solicita o apoio da população, que deve identificar dentro de casa e nos quintais, criadouros com água parada.
Medidas simples podem ajudar, como manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; cobrir tambores, latas e baldes com tampa; guardar garrafas com a boca virada para baixo; manter pneus em área coberta e, ainda, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como copinhos e tampas plásticas.