A Vigilância Ambiental realiza nos próximos dias, o 'Arrastão da Dengue', nas regiões Leste e Oeste da cidade, em bairros onde foram encontradas mais larvas do mosquito, conforme resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
A ação acontecerá nos dias 24, 28 de fevereiro e 2 de março, a partir das 8 horas, atendendo aos bairros Jardins Brasilândia, Paulistano, Panorama e Complexo da Vila São Sebastião para a eliminação de criadouros. Os agentes de saúde visitarão imóveis e também será feita a recolha de objetos, que podem acumular água parada, como latas, pratos, garrafas retornáveis, frascos, pneus, plásticos, vasos, baldes e outros itens.
A orientação da Vigilância é que os moradores deixem, logo no início da manhã dos dias de Arrastão, os objetos nas calçadas. Os agentes, devidamente uniformizados e credenciados, passarão e farão a recolha.
Resultado
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) apontou que, dos 4.190 imóveis visitados, em 56 locais foram encontradas larvas do mosquito, o que representa o índice de 1,34%. A maior incidência está nas Regiões Leste e Oeste do município, nos bairros que receberão o Arrastão.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste ano, até o momento, Franca contabilizou 38 casos confimados da doença. No ano passado, 7.061 casos foram registrados, com 15 óbitos pela dengue.
Como forma de prevenção e conscientização, a Vigilância mantém trabalho permanente de visitação casa a casa, em toda a cidade, com os agentes de vetores. Além do controle e eliminação dos criadouros, eles orientam a população sobre a importância do descarte adequado de materiais para evitar incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.