A Campanha de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika, idealizada pela Vigilância Ambiental de Franca, foi realizada entre os dias 21 e 30, deste mês. Na última quinta-feira, 30, durante todo o dia, ocorreram ações educativas e de orientação, na praça central da cidade, ao lado da Concha Acústica, com a exposição da maquete "Casa Dengue", teatro com os Mascotes da Vigilância "Eu Faço a Minha Parte"; brindes; adesivos; orientações sobre o tema com informativos e o ciclo do mosquito, com a participação de centenas de pessoas.
O trabalho contemplou ainda atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em parceria com alunos e preceptores do Programa Saúde com Agente, com visitas nas unidades do Leporace, Ângela Rosa, Guanabara e Vila São Sebastião, com a participação de mais de 300 pessoas. Durante os encontros, foram realizadas apresentações de teatro, focadas na temática e abordagem com os mascotes da Turminha da Vigilância. Os agentes comunitários de saúde e de controle de vetores orientaram os pacientes sobre o ciclo de mosquito e sintomas da doença, esclarecendo as principais dúvidas levantadas. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o Arrastão da Limpeza recolheu mais de 30 toneladas de materiais inservíveis, em 40 bairros das Regiões Leste / Nordeste.
Mobilização continua
Além das ações educativas, a Vigilância Ambiental prossegue com o trabalho de campo, em todas as regiões da cidade. No planejamento e treinamento da ADL (Avaliação de Densidade Larvária), feitos nos dias 23 e 29, foram definidos os locais e estratégias para a execução da atividade, que terá início na próxima segunda-feira, 3 e será realizada no decorrer de abril.
O objetivo da ação é a pesquisa, coleta e análise de larvas para o cálculo do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, o que vai permitir a realização de inspeções nas regiões e bairros, com maior incidência de larvas do mosquito.
Até o momento, neste ano, a cidade registrou 209 casos de dengue.