A Vigilância Epidemiológica de Franca, unidade que é vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, contabilizou 88 notificações de casos de dengue neste começo de ano. Os números sinalizam a necessidade de ações permanentes de orientação e combate aos focos do mosquito que continuam se proliferando pela cidade, especialmente aproveitando as condições favoráveis com as águas paradas em razão das chuvas contínuas das últimas semanas.
Desses 88 registros, 4 são autóctones, um importado e 11 foram negativos. Os demais continuam no aguardo de resultados. O trabalho preventivo não cessa, disse um dos encarregados da Vigilância Sanitária, observando que diariamente as equipes estão nas ruas visitando bairros e conversando com os moradores nas residências. No sábado próximo, dia 29, um novo mutirão contra a dengue deve ser realizado a título de apoio ao Arrastão da Limpeza que estará ocorrendo dos 36 bairros que formam a Estação.
Vacina contra o sarampo
As equipes da mesma Vigilância Epidemiológica trabalham em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, na campanha seletiva de vacinação contra o sarampo, que segue sendo realizada diariamente, das 10 às 16 horas em toda a rede pública. A campanha segue até o dia 13 de março, prioritariamente para crianças a partir dos 5 anos de idade que não estejam com a vacina em dia e jovens com até 19 anos e 11 meses.
Os números do último levantamento, realizado na semana passada, apontaram que 8.550 pessoas passaram pelas Unidades básicas, porém apenas 268 deles precisaram receber a vacina.