A Vigilância Ambiental do município concluiu o mapeamento da cidade em relação aos focos com larvas do mosquito da dengue, após a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada durante o mês de abril. Assim, foram estabelecidas as áreas e datas para a realização dos futuros ‘Arrastões da Dengue’. No dia 23, será atendida a Vila Imperador e no dia 30, a Vila Santa Terezinha.
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em abril, teve como objetivo, identificar os locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com base no encontro e análise de larvas nos imóveis pesquisados. O resultado desse levantamento, revela a proporção de áreas infestadas (com larvas de Aedes aegypti), com relação aos imóveis trabalhados, ou seja, de 4.205 imóveis, em 49 foram encontradas larvas do mosquito (1,2%). Como estratégia de combate e prevenção a Dengue e outras arboviroses, a equipe da Vigilância Ambiental programou e realizará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o "Arrastão da Dengue", nas datas citadas.
Diferente do 'Arrastão da Limpeza', o "Arrastão da Dengue" tem como objetivo a eliminação de criadouros, não recolhendo móveis usados e outros objetos recolhidos pelo da Limpeza. O foco é a conscientização da população sobre a importância de se manter atenta e eliminar os criadouros da residência.
Na avaliação de campo feita em abril foram encontrados mais de 1,8 mil criadouros, com a maioria deles sendo pratos/pingadeiras, garrafas retornáveis, latas, frascos e plásticos utilizáveis, baldes e regadores, latas, fracos e plásticos descartáveis.