A Secretaria de Saúde segue esta semana com o “fumacê” para ajudar no controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.
Nesta segunda-feira, 8, o Jardim Aeroporto I recebe o trabalho de nebulização a partir das 18 horas. Ao longo da semana, outros bairros também receberão a ação: Centro (quadrilátero das ruas do Comércio, Floriano Peixoto, avenida Champagnat e Voluntários da Franca) no dia 9, 10 no Jardim Brasilândia 1, casas populares e Residencial Flamboyant, e dia 11 no bairro São Joaquim.
De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, os bairros selecionados são os que apresentaram mais casos da doença. Segundo ele, com as ações realizadas, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados ao “fumacê”, estão contribuindo para a redução de casos da doença.
Durante a nebulização, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. Segundo Caio, o produto não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertos.
Além do “fumacê”, a Prefeitura intensificou o trabalho dos agentes de controle de vetores nos bairros e estendeu a jornada de trabalho após às 17 horas, para visitarem mais residências e estabelecimentos comerciais.
Até esta segunda-feira, Franca havia registrado 1.658 casos e 7 mortes pela doença.