A Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental, segue realizando ações de orientação aos moradores sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. Devido ao medidas prevenção ao novo coronavírus, as ações dos agentes de vetores foram adaptadas para tal situação, buscando atender as orientações de segurança da OMS. Está sendo realizada a distribuição de panfletos informativos sobre como combater e prevenir a proliferação do Aedes Aegypti.
Até na tarde desta quinta-feira, 30, a Vigilância Epidemiológica registrava um total de 270 notificações, sendo 107 somente do mês de abril. Ao todo, foram confirmados 13 casos positivos (sendo 1 importado) e 29 negativos, o restante ainda aguardam o resultado dos exames.
Outra medida que está sendo realizada é o Arrastão da Limpeza, que continua abrangendo os bairros e regiões com maiores emissões larvárias da cidade, recolhendo objetos indesejados que possam se tornar criadouros do mosquito. Mas a ajuda da população ainda é a maior arma contra a dengue, no qual todos podem fazer a sua parte, reforça o coordenador de Saúde, Luiz Carlos Vergara.
Uma outra recomendação é que a população deve aproveitar essa quarentena para limpeza periódica em casa, eliminando os possíveis criadouros do mosquito em varandas, garagens e mesmo quintais, com atitudes simples como: manter sempre limpo calhas, ralos, piscinas e caixas d’água, organizar o quintal retirando qualquer objeto que possa acumular água, como latas e garrafas.
Mesmo em meio a essa pandemia do coronavírus, é necessário que não se deixe de lado o combate aos ambientes que facilitam o surgimento do mosquito transmissor da dengue.