A Prefeitura de Franca está com projeto do ‘Zera Fila’ de consultas ginecológicas na rede de Atenção Básica em pleno andamento, mas com um dado curioso contabilizado nos últimos 3 dias de atendimento: a disponibilização mediante o atendimento prévio, com ligações e confirmações de presença em datas, locais e horários com as pacientes, de l.027 consultas e uma ausência significativa de 23,3%, ou seja, 236 pacientes. Esses números foram contabilizados pela equipe que está realizando o acompanhamento diário e referem-se aos atendimentos colocados à disposição desde a última a sexta-feira e nos dois primeiros dias dessa semana.
Em que pese essa realidade sinalizando uma demonstração o desinteresse de muitas pacientes, o objetivo buscado pela Prefeitura é de zerar ou reduzir ao mínimo o tempo de espera em seus controles. A parceria celebrada com a Santa Casa de Misericórdia tem essa finalidade, reforça o secretário da pasta, José Conrado Netto, pedindo as mulheres que ao confirmarem a presença não deixem de comparecer, pois um segundo agendamento pode demorar e além do mais compromete outras pessoas que estão na espera.
Os horários das consultas variam de uma Unidade para outra, pois são estabelecidos de acordo com as escalas dos profissionais e os contatos com as pacientes. Nessa parceria com a Santa Casa a Prefeitura pretende atender 34.257 pessoas mediante investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões. Elas passaram a ser atendidas com horários e local previamente marcados, mediante prévio comunicado que a Secretaria de Saúde e sua equipe responsável está fazendo com quem está na fila de espera. Mas é preciso que as pacientes ao confirmarem presença não faltem.
O programa será desenvolvido em duas etapas, a primeira conforme havia sido anunciado, com a meta estabelecida de atender de início 13 mil mulheres que já estão com o pedido de consulta com um ginecologista. Os atendimentos estão sendo oferecidos em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a equipe da Santa Casa e outras com equipes próprias da Prefeitura. As consultas estão sendo realizadas nas UBSs dos Jardins Aeroporto II e III, Luiza, Paulista, Vilas Santa Terezinha e São Sebastião.
A segunda etapa terá início ainda este ano nos hospitais do Complexo Santa Casa com consultas em diversas especialidades, entre elas: ginecologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e proctologia.