Avenida Sidnei Romeu de Andrade, no City Petropólis, recebe postos de iluminação
Avenida Sidnei Romeu de Andrade, no City Petropólis, recebe postos de iluminação
As autoridades municipais estiveram reunidas nesse meio de semana no Ministério Público da Infância e Juventude, expondo as situações de perigo e buscando formas de atuação para combater o uso indiscriminado da linha chilena em soltura de pipas. É uma prática proibida e que pode ser fatal, dado a sua letalidade, muito mais impactante do que a linha de cerol.
A Guarda Civil Municipal, com o seu inspetor José Antônio Pimenta, esteve presente observando que essa é uma preocupação que vem de anos anteriores e aumenta no período em que são comuns a presença das crianças soltando pipas. A legislação é enfática, através da Lei 8.799 deste ano, quanto as restrições e prevê punições para quem for flagrado utilizando esse tipo de material e os comerciantes que vendem.
Estiveram presentes também além da Prefeitura e do promotor Anderson Castro, representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da Câmara Municipal. A Guarda Civil em suas diligências rotineiras está sempre atenta e situações que estejam em desacordo com a legislação, no tocante a essas práticas, mas os esforços de agora passarão a ser redobrados. Um outro objetivo é de conscientizar os pais e comerciantes a também fazerem sua parte e aquela pessoa que identificar situações assim (alguém soltando pipa com cerol ou linha chilena), deve acionar de imediato a Polícia Militar (190) ou a Guarda Civil (3724-1033).
A Prefeitura está realizando uma limpeza completa nas margens da rodovia Presidente Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval.
Em vigor desde o final de setembro e começo deste mês, as mudanças feitas pela Prefeitura no trânsito na rua Distrito Federal e outras vias adjacentes estão permitindo uma melhora considerável no fluxo de veículos. Especialmente nos horários de maior presença de pessoas em frente e nas imediações da Igreja da Capelinha (Nossa Senhora Aparecida). A avaliação é da secretaria de Segurança e Cidadania, que através do seu Departamento de Trânsito e com o apoio da Emdef, fez toda a sinalização da região e vem acompanhando o comportamento dos condutores.
O secretário da pasta, Márcio Antônio dos Santos, observou que nos primeiros dias foi muito comum alguns ‘vacilos’ dos motoristas trafegando em sentido contrário, o que já não vem ocorrendo mais. Houve uma melhora sensível no fluxo dessa via importante que passa em frente a Capelinha. A rua Distrito Federal teve implantado sentido único da Av. Dr. Ismael Alonso, no bairro São José até a Av. Brasil, ao lado do Tiro de Guerra.
As outras alterações ocorreram nas ruas Manoel Valim (que passou a ter sentido único entre a rua São Paulo e Manoel Valim). Nessa mesma rua, do cruzamento da rua Padres Agostinianos até a rua jornalista Assis Chateaubriand, o sentido passou a ser o mesmo, ou seja, bairro – centro.
City Petrópolis
No bairro City Petrópolis, na região Norte, a alteração preparada pela Secretaria de Segurança e Cidadania entrará em vigor dia 21 deste mês e será na rua Waldemar de Morais, no trecho entre a rua José Gianesela, que passa em frente ao Caic e a av. São Pedro. Nessa região o fluxo de veículos, crianças e estudantes em razão da escola é grande em determinados horários, especialmente de entrada e saída.
A medida atende solicitação dos moradores e tem o objetivo de disciplinar o tráfego e proporcionar melhores condições de segurança a todos. A sinalização será reforçada na região, porém, mais que isso será preciso que haja respeito as leis do trânsito, orientou o Secretário de Segurança e Cidadania.
A Prefeitura realizou mudanças de mão em várias ruas como a Distrito Federal