A Prefeitura, com apoio do Detran, Guarda Municipal e Polícia Militar, lançou ontem a Campanha Nacional de Trânsito no bairro Leporace
A Prefeitura, com apoio do Detran, Guarda Municipal e Polícia Militar, lançou ontem a Campanha Nacional de Trânsito no bairro Leporace
Foi realizada, na manhã desta terça-feira, uma reunião de retomada das atividades e eleição e posse do novo Conselho Municipal de Segurança
Em reunião ocorrida nesta terça-feira, 17, pela manhã, na sede da Guarda Civil Municipal, na Alameda Vicente Leporace, anexa à sede da Secretaria de Segurança e Cidadania, foi realizada uma reunião de retomada das atividades e eleição e posse do novo Conselho Municipal de Segurança (Comseg). O encontro foi conduzido pelo coordenador de Segurança e Cidadania, Marcos Aurélio Passeti, e contou com a presença de diferentes segmentos da sociedade, envolvendo áreas de segurança, comércio, indústria e prestadores de serviços.
Ao final foi eleito presidente Antônio Carlos de Souza Lima, que em outras ocasiões já esteve a frente do colegiado; tendo como vice-presidente o empresário do ramo farmacêutico Ézio Luís Pedroza; 1º secretário, Capitão PM Marcel da Silveira Pereira; 2ª secretária, Thayla Machado Honório; 1ª tesoureira Edna Margarida Rodrigues Mazeto e 2º tesoureiro, Lázaro Antônio Reinaldi. Cumprirão mandato até 2021.
Na forma prevista pela legislação, o Conselho de Segurança do Município é uma instância deliberativa que tem como missão, entre outras, de observar, acompanhar e sugerir medidas ao órgãos constituídos no sentido de avançar e melhorar o atendimento da população em suas necessidades nessa área. As reuniões ocorrerão mensalmente ou situações extraordinárias quando alguma situação assim exigir.
A Secretaria de Segurança e Cidadania promove mudanças no trânsito na rua professor Otávio Martins de Souza, que a partir do próximo dia 16 passará ter sentido único. A medida atende solicitações de moradores e comerciantes da Vila Nicácio e foi autorizada depois de algumas análises realizadas por técnicos do Departamento de Trânsito.
O tráfego passará a ter sentido de direção entre as ruas José Bonifácio e General Osório, no segundo quarteirão após o pontilhão sobre o Córrego dos Bagres. Um dia antes da entrada em vigor equipes da Emdef e Departamento de Trânsito farão as adequações necessárias no tocante a sinalização de solo e aérea, sinalizou nesta quarta-feira o secretário da pasta, Márcio Santos.
O próximo dia 25 de setembro é considerado a data Nacional do Trânsito e para celebrar a data, a Secretaria de Segurança e Cidadania em trabalho integrado com a Polícia Militar de Franca, pretendem organizar um conjunto de atividades marcando a Semana do Trânsito. A programação será realizada de 18 a 25 de setembro. A intenção é apresentar à população um cenário de comoção, que envolva um veículo danificado em razão de um acidente grave que será exposto em um local de grande visibilidade para pedestres e motoristas.
Esse local ainda não está definido, pois estão sendo avaliados alguns pontos de grande movimento mas que uma eventual exposição não provoque complicações no sistema viário, disse o secretário da pasta, Márcio Antônio dos Santos. A campanha tem como objetivo principal alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados que devem observar de modo a reduzir as estatísticas de pessoas feridas ou mortas em razão dos abusos ou mesmo desatenção.
O cronograma da programação será alinhado em conjunto com a Polícia Militar, que tem sido uma parceira permanente nesse trabalho de conscientização liderado pela Prefeitura. A instituição da Semana Nacional do Trânsito está contemplada no Código Nacional Brasileiro, em seu art. 326, cabendo aos entes estaduais e municipais implementá-los dentro das suas possibilidades.
Um dos principais objetivos com esse trabalho é conscientizar as pessoas, seja motorista ou pedestre, do seu papel nas vias públicas e os cuidados básicos que precisam ter. É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas e nos centros urbanos possam ser revertidas, esse é um dos propósitos de mais essa campana, sintetizou Márcio Santos.
Uma das alterações mais significativas é a proibição de contornar a esquerda para acessar a rodovia Cândido Portinari, pelos motoristas que trafegam pela Avenida Moacir Vieira Coelho, inicialmente limitada aos horários chamados de ‘pico’, depois das 16h30.