Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Segurança

Aumenta procura pela renovação dos alvarás de transporte

 IMG 0499
     A Secretaria Municipal de Segurança registrou nos últimos dias, depois de alertar que, em torno de 43% dos motoristas de vans escolares estavam com seus alvarás vencidos, uma grande procura desses profissionais para renovar a autorização. Os números dessa semana indicam que, pelo menos, 12 novos alvarás foram expedidos e outros 10 estão em processo de renovação, com protocolo feito na Central de Atendimento da Prefeitura.
     Esse documento é de uso obrigatório para que os profissionais continuem prestando o serviço. A Guarda Civil Municipal está fazendo diligências, fiscalizando e já recolheu, pelo menos, 4 veículos nas últimas semanas. É uma exigência legal, a renovação do alvará a cada 6 meses, que objetiva garantir maior segurança aos usuários, que são transportados e aos próprios condutores. 
     Franca tem 145 motoristas credenciados a trabalhar com o transporte de estudantes. Para a renovação dos alvarás é preciso fazer a vistoria geral do veículo utilizado, comprovar o ano de fabricação, conservação, estado geral, de modo a oferecer segurança a quem é transportado, além de cópias da CNH, certidão de distribuição criminal no TJ/SP e autorização de transporte fornecida pelo Detran, que devem ser protocolados na Central de Atendimento da Prefeitura para análise.
     Inicialmente, 63 não haviam renovado a autorização. Sem o alvará estão sujeitos as punições que variam de multa de R$ 143,93 para a primeira infração, com aumento, em caso de reincidência, além do recolhimento do veículo.  Essas exigências de renovação dos alvarás, a cada semestre, estão reguladas pela Lei 6.189 e Decreto 8.749. O prazo foi encerrado em 31 de julho.
 

Prefeitura investe na sinalização para mais segurança dos condutores

 IMG 0446
     A Prefeitura vem trabalhando de forma intensa na melhoria da sinalização das vias públicas, cujo objetivo é reduzir os acidentes e melhorar as condições de segurança dos pedestres e condutores de veículos. 
    A observação principal das autoridades de trânsito, da Secretaria de Segurança, é para que as pessoas se atentem as orientações contidas nas placas e faixas de pedestres colocadas em ruas e avenidas, respeitando-as, evitando acidentes.
     Durante esta semana, as equipes foram distribuídas em, pelo menos, dez locais diferentes, atendendo os Jardins Panorama e São Francisco. 
     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) segue trabalhando na revitalização dos indicativos de solo e colocação de novas placas verticais, nas ruas dos Jardins Luíza e Vera Cruz.
Outros locais contemplados com reforço de sinalização são a Avenida São Vicente, trechos recém recapeados, ruas Mato Grosso e Dr. Vital Brasil, nos Jardins Seminário e Paulista, Avenida Adhemar de Barros, no Jardim Brasilândia, na Avenida Presidente Vargas, rua Dráuzio MMDC, na Vila Santa Terezinha, Avenida Moacir Vieira Coelho e na rua Homero Pacheco Alves, esta na região central da cidade.

Guarda Civil e Vigilância fiscalizam agências de mototáxi

 WhatsApp Image 2022 08 11 at 15.19.07 2
     A Guarda Civil Municipal realizou nesta quinta-feira, em operação conjunto com a Vigilância Sanitária, fiscalização em agências de mototáxi, que resultou no fechamento de três unidades, por conta de falta de documentação, nos termos exigidos pela legislação municipal. Esse é um trabalho que objetiva melhorar as condições de segurança, tanto dos prestadores de serviços e também dos usuários.
     Junto com as repartições que foram fechadas, também houve fiscalização dos próprios mototaxistas, que se encontravam nos locais visitados, onde de 5 profissionais abordados, um estava sem o alvará obrigatório e teve o seu veículo recolhido, além de ser autuado na forma prevista na legislação. "Essas ações terão continuidade", observou o inspetor Fernandes, da Guarda Civil, recomendando às pessoas, que estão em situação irregular para que procurem a Prefeitura e a Secretaria de Segurança, regularizando as situações.

Guarda Civil flagra tentativa de furtos de fiação e prende suspeitos

 WhatsApp Image 2022 08 08 at 09.09.00
     A Guarda Civil Municipal voltou a flagrar pessoas que haviam acabado de praticar furto de fiação elétrica na região central da cidade. Isso aconteceu na última madrugada, em um conjunto semafórico na Avenida Ismael Alonso y Alonso, próximo a ponte e Casa do Diabético.
     Durante a semana, nas proximidades, na rua Estevão Leão Bourroul com a rua Saldanha Marinho, os indivíduos voltaram a danificar as caixas de energia e furtaram parte dos cabos. Nessa ação, na marginal do Córrego Cubatão, um vigilante de rua observou nas proximidades da Casa do Diabético, suspeitos com rolos de fios e agiu com rapidez. Ao  verificar dois indivíduos em posse de fios, acionou a Polícia Militar e esta a Guarda Civil Municipal, que constatou ser cabos elétricos dos semáforos daquelas imediações.
     Os dois indivíduos foram conduzidos até a Central de Polícia Judiciária e autuados em flagrante. Além dessa região, a Guarda Civil tem intensificado os patrulhamentos em outras áreas da cidade e conta com o auxílio da população, que identificando situações suspeitas, como essa do vigilante, acionem de imediato os telefones 153 ou 190, da Guarda Civil e Polícia Militar.
 
Fiscalização apreende van escolar
     O trabalho de fiscalização das vans escolares continua sendo feito pelas equipes da Guarda Civil. Nesta sexta-feira, ao todo, 18 veículos foram fiscalizados e um deles precisou ser recolhido ao pátio de veículos, já que o condutor não tinha o alvará renovado, conforme estabelece a legislação. A apreensão aconteceu nas imediações da Escola Estadual Barão da Franca, na Estação.
     Em Franca, existem 145 profissionais habilitados a prestar esse serviço. A Secretaria de Segurança alertou para que os proprietários fiquem atentos quanto aos prazos de renovação, que devem ser realizados semestralmente.

Transporte Escolar alerta condutores sobre renovação de alvarás

 IMG 0500
     Os condutores de veículos que fazem o transporte escolar na cidade e não renovaram seus alvarás para este semestre, em torno de 43%, de um total de mais de 140 profissionais cadastrados, precisam se atentar a essa exigência legal e regularizar suas situações. 
     O alerta é da Secretaria de Segurança, através do setor de Transporte Alternativo que, anualmente, realiza esse trabalho e tem como principal objetivo, preservar a segurança do público usuário (em sua maioria, crianças e estudantes em geral), que são transportados em vans e micro-ônibus previamente licenciados.
     Para a renovação dos alvarás são estabelecidas algumas pré-condições, que vão desde a vistoria geral do veículo utilizado, ano de fabricação, conservação, estado geral, de modo a oferecer segurança a quem é transportado, além de cópias da CNH, certidão de distribuição criminal no TJ/SP e autorização de transporte fornecida pelo Detran, que devem ser protocolados na Central de Atendimento da Prefeitura para análise.
     De acordo com a Secretaria de Segurança, dos 145 condutores habilitados a prestarem esse serviço no município, até o começo dessa semana, 63 não haviam renovado a autorização. Portanto, estão em condições irregulares e sujeitos as punições previstas, que variam de multa de R$ 143,93 para a primeira infração, com aumento, em caso de reincidência, além do recolhimento do veículo. Nesta quarta-feira, dois veículos foram identificados em condições irregulares próximos à Escola ‘Caetano Petráglia’, na Cidade Nova, foram recolhidos e os responsáveis autuados.
     Essas exigências de renovação dos alvarás, a cada semestre, estão reguladas pela Lei 6.189 e Decreto 8.749. O prazo limite foi encerrada no último dia 31 de julho e a Guarda Civil Municipal é responsável pela fiscalização, inclusive tendo feito nesta quarta-feira, as primeiras autuações. 
      A Secretaria de Segurança alerta que, com base na legislação vigente, decorridos mais de 12 meses de irregularidades, a permissão será cassada.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais