Franca sedia Oficina 'Operação São Paulo sem Fogo' da Defesa Civil do Estado

Tamanho da letra:
fachada Uni Facef original
 
      Franca será sede nesta quinta-feira, 8, de um treinamento preparatório para a Operação 'São Paulo Sem Fogo 2025', promovido pela Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, que vai reunir em torno de 23 municípios da região e agentes da Defesa Civil.  Para participar é preciso fazer a inscrição no link abaixo: https://escola.defesacivil.sp.gov.br/course/view.php?id=104 .
      O treinamento é dividido em duas etapas – teórica e prática. A primeira ocorre nesta quinta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que fica na avenida Ismael Alonso y Alonso, 2.400, no bairro São José. Neste encontro, os agentes terão palestras sobre diversos temas, como legislação ambiental, ações preventivas tanto em espaços públicos como em propriedades rurais, acionamento de aeronaves e planos de contingência para o período, mapas regionalizados com histórico de fontes de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e sistema de comando em emergência.
      Já na próxima semana, entre os dias 12 e 16, acontece a parte prática do evento, que consiste em um treinamento de campo e que será realizado no Corpo de Bombeiros.
      Em 2024, a Operação 'São Paulo Sem Fogo' teve o maior investimento no combate aéreo da história do estado, sendo destinados mais de R$ 18 milhões com lançamento de mais de 7 milhões de litros de água sobre os focos de incêndio, além dos investimentos em ações emergenciais e de assistência aos municípios atingidos.
      O objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos e habilidades dos agentes para atuarem durante o período de estiagem, tendo em vista a prevenção, mitigação e resposta a ocorrências relacionadas ao fogo e outros desafios do período mais seco do ano. A Operação Corta Fogo é dividida em fases (verde, amarela e vermelha), de acordo com as necessidades e priorizações que cada período:
      Fase verde (janeiro a março; novembro e dezembro): é dividida em duas etapas. A primeira, entre os meses de janeiro e março, é dedicada às atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No final do ano (meses de novembro e dezembro) é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte.
      Fase amarela (abril e maio): requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.
      Fase vermelha (junho a outubro): entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais