Equipamentos destinados a prática de exercícios físicos contendo um painel com as orientações básicas de como obter os melhores resultados, as Academias ao Ar Livre, instaladas nos diferentes bairros da cidade, tem sido alvo de constantes práticas de vandalismo e até roubos. Essa é a constatação da Prefeitura, cuja equipe de manutenção da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente não vem medindo esforços para recuperar parte dessas peças e deixar os equipamentos em condições seguras para utilização do público.
Um dos encarregados da equipe que faz vistorias periódicas nessas Academias diz que tem sido constante a subtração de peças, especialmente balanços, além de danos causados pela utilização sem os necessários cuidados. Nas últimas semanas pelo menos 30 academias receberam cuidados. Algumas delas estão localizadas em bairros como Ipanema, Parque do Horto, Leporace, Aeroporto I e II, Jardim Brasilândia, entre outros.
Na medida do possível as providências adotadas envolvem a reposição das peças, com o reaproveitamento de outras unidades ou inutilização daquele aparelho. Um outro objetivo da Prefeitura com essa manutenção preventiva é evitar acidentes e permitir que as pessoas pratiquem os exercícios sem riscos. Os encarregados pedem também, que os usuários zelem pelo material e denunciem os casos de roubo que as vezes são praticados a luz do dia.