Email  

Meio Ambiente

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo descarte irregular original
 
A Secretaria de Meio Ambiente, com a Vigilância Sanitária, iniciará um trabalho de notificação de proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, para que materiais sejam descartados nos dias e horários corretos de cada bairro, evitando sujeira nos canteiros, praças e vias da cidade.
Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente, falou sobre a iniciativa. “Tanto nos bairros como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânicos e recicláveis depois do horário da coleta. Muitos materiais também tem sido colocado em locais inadequados”, disse.
No Centro da cidade, com concentração de comércios, há, segundo o secretário, o descarte em locais irregulares. “O lixo reciclável não é colocado nos contêiners corretos e o mesmo acontece o lixo orgânico”.

Prefeitura intensifica serviços de limpeza pública

Limpeza_Publica.png
 
A Prefeitura está intensificando o trabalho de limpeza pública por todos os setores da cidade, a partir da região central, onde vem concentrando ações nos calçadões, praças e ruas, com a raspagem e pintura de guias. As equipes também estão presentes nos bairros, como no Residencial Ana Dorotéia, realizando as podas nos jardins de uma praça da região, também no canteiro central da avenida Emílio Paludeto, que interliga a Vila Hípica ao Jardim Aeroporto 2, nas margens da avenida Ismael Alonso y Alonso, a partir do pontilhão ‘Dona Quita’, na Praça Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e no Distrito Industrial.
 Diariamente, dezenas de homens equipados com roçadeiras costais são distribuídos em diferentes regiões para cuidar dos espaços públicos e cada morador pode colaborar com este trabalho, destinando o lixo e materiais para os serviços de coleta.
Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente dobrou a equipe responsável pelo serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo na cidade. Em média, são atendidas de 8 a 10 ocorrências por dia por cada equipe. A programação é atualizada, diariamente, cujo mapeamento é feito a partir das chamadas recebidas pelo telefone (16) 3711-9440 e nas identificações que são feitas pelas próprias equipes.
Na maioria dos casos, a obstrução é resultado de galhos, folhagens, sacolas plásticas, restos de construções e até utensílios domésticos. As regiões de baixada, nas margens dos córregos, têm maior incidência de obstruções e estão sendo priorizadas. Os bairros Jardins Aeroporto, Santa Bárbara, Paulistano, Brasilândia, Portinari, São José, Boa Esperança, tiveram ocorrência atendidas nos últimos dias.

Meio Ambiente irá notificar comerciantes que descartam lixo irregular

Lixo em canteiro da Presidente Vargas original
 
Diante das repetidas vezes em que lixos orgânicos e recicláveis tem sido descartados de maneira irregular nas praças da região central e avenidas, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Vigilância Sanitária, num primeiro momento, notificará proprietários de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes a descartarem os materiais nos dias e horários corretos, evitando que o lixo seja espalhado, deixando ruas e praças sujas. “Tanto nos bairros, como na área central, os caminhões coletores passam três vezes por semana em horários definidos. O que temos notado é que muitos comerciantes descartam os lixos orgânico e reciclável depois do horário da coleta. Com isso, esse material fica exposto mais de 24 horas, causando um desconforto para quem passa pelos locais. Muitos, destes materiais também têm sido colocados em locais inadequados como, por exemplo, na área central, o lixo reciclável não é destinado aos contêiners corretos, bem como o lixo orgânico”, disse Rui Engrácia Caluz, secretário de Meio Ambiente.
De acordo com ele, o objetivo desta fiscalização é conscientizar donos de lojas, bares e restaurantes, a colocarem o lixo e materiais recicláveis nos locais, dias e horários corretos do serviço de coleta, conservando a cidade mais limpa. "Se houver um trabalho conjunto e ajuda de todos, Franca ficará cada dia mais bonita", finalizou.

'Arrastão da Limpeza' recolheu mais de 36,7 toneladas de materiais

Arrastao da Limpeza original
 
Em mais um 'Arrastão da Limpeza' realizado no último sábado, atendendo a 18 bairros da Região Sul, foram recolhidas 36,7 toneladas de materiais inservíveis, compreendendo móveis e utensílios domésticos sem condições de uso. Com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes percorreram as ruas do Residencial Morada do Verde até o prolongamento do Jardim Santa Bárbara, abrangendo os Jardins Primavera, Aviação, Atlanta, entre outros.
Com este trabalho que é realizado mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, a Prefeitura auxilia os moradores dos mais diferentes bairros, a descartarem corretamente objetos domésticos que tenham em casa e estejam sem condições de utilização.
No total, somadas as 13 edições do ano, incluindo dois 'Arrastões da dengue', foram retiradas das vias públicas, 286,9 toneladas de materiais neste ano.  
O próximo 'Arrastão da Limpeza' será no dia 30 de novembro, abrangendo uma região composta por 61 bairros do Setor Oeste I, que inicia na Vila São Sebastião, às margens da rodovia Cândido Portinari até os bairros Adelinha, Peres Elias, Quinta do Café, Jardins Zelinda, Pulicano, Palmeiras, Júlio D’Elia, entre outros.
 
Recolha agendada
A Secretaria de Meio Ambiente reitera que mantém um serviço gratuito de recolha de inservíveis, móveis velhos, sofás, cadeiras e outros, mediante a solicitação, que deve ser feita pelo telefone (16) 3711-9440. Basta indicar o tipo de inservível e o endereço que serão agendadas data e horário para a retirada, onde a pessoa deve deixar o material a ser descartado sobre a calçada.

'Arrastão da Limpeza' acontece neste sábado na Região Norte

 ARRASTAO DA LIMPEZA 6 original

         Está confirmado para este sábado, 29, mais uma edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', abrangendo os 37 bairros da Região Norte, a parir da rodovia Cândido Portinari, passando pelo Parque Leporace e chegando até os Jardins Luíza, Vera Cruz, Tropical, Pinheiros, São Domingos, Nossa Senhora da Graças (Pacaembu) e adjacências. A Secretaria de Meio Ambiente estará à frente da coordenação do trabalho, cujos caminhões estarão nas ruas a partir das 7 horas.
      Para facilitar o trabalho de coleta, a orientação aos moradores é que façam a separação prévia do que tenham em casa e desejam descartar, colocando os materiais sobre as calçadas com antecedência. Serão retirados objetos inservíveis, sendo móveis velhos como guarda roupas, sofás, entre outros.  
      O ‘Arrastão da Limpeza’ ocorre mensalmente, sempre no último sábado, com o objetivo de ajudar a população na destinação adequada de materiais descartáveis, evitando que sejam espalhados pela cidade.
      A Secretaria de Meio Ambiente mantém também o canal ‘Limpezap’ (16) 3711-9440, criado para que os moradores possam agendar o recolhimento gratuito de materiais a serem descartados.
      Veja a relação dos 37 bairros atendidos com o 'Arrastão da Limpeza' deste sábado:
1)    Residencial Meirelles
2)    Jardim Tropical I
3)    Jardim Tropical II
4)    Parque Vicente Leporace BI
5)    Parque Vicente Leporace BII
6)    Parque Vicente Leporace BIII
7)    Parque Vicente Leporace BIV
8)    Parque Vicente Leporace BV
9)    Jardim Portinari
10)   Jardim Pinheiros I
11)   Jardim Pinheiros II
12)   Jardim Vera Cruz I
13)   Jardim Vera Cruz II
14)   Jardim Vera Cruz III
15)   Residencial Moreira Júnior
16)   Jardim Luíza I
17)   Jardim Luíza II
18)   Recanto Capitão Heliodoro
19)   Residencial São Domingos
20)   Jardim Paineiras
21)   Residencial Nossa Senhora das Graças (Pacaembu)
22)   Jardim Natal
23)   Jardim João Liporoni
24)   Villagio Mundo Novo
25)   Residencial Palermo
26)   Residencial Palermo City
27)   Residencial Engenho Queimado
28)   Jardim Paulo Archetti
29)   Jardim Continental
30)   Jardim Martins
31)   Prolongamento do Jardim Martins
32)   Jardim Eldorado
33)   Vila São Sebastião
34)   Jardim Marília
35)   Vila Pandolfo
36)   Parque Vitória Régia
37)   Condomínio Residencial Villa D’Itália

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/