Meio Ambiente
Praça recebe iluminação na Santa Cruz
Prefeitura retira moradores em situação de rua e instala estrutura metálica no Prédio da Mogiana
Prefeitura amplia e chega a 1,7 mil castrações de animais este ano
A partir do final do último mês, a Prefeitura de Franca ampliou os atendimentos de castrações de animais, serviço oferecido, gratuitamente, à população, contando agora com duas clínicas veterinárias credenciadas. Esse trabalho é realizado a partir do programa de atendimento oferecido, por meio do Canil Municipal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, onde entre seus objetivos, consta melhorar o controle da população canina, aumentando a conscientização das pessoas sobre a posse responsável e reduzir a presença desses animais nas ruas e os acidentes de que são vítimas.
Desde janeiro até esta semana, foram contabilizadas 1,7 mil esterilizações de cães e gatos, com a previsão de atendimento de outros 3 mil animais, no decorrer dos próximos meses. Os recursos aplicados são originários do orçamento próprio da Prefeitura e de emenda parlamentar, perfazendo um total de R$ 404.900,00 investidos nesses procedimentos, sendo metade desse valor a cada uma das instituições credenciadas.
O Programa de Castração de Cães e Gatos (machos e fêmeas) é destinado a atender os donos que residem no município. A iniciativa integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e o controle populacional.
Em média, tem sido castrados nos dois estabelecimentos de 50 a 60 animais por semana, mediante prévio agendamento, onde o proprietário do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.
O dono do animal precisa fazer o cadastro, comparecendo a sede do Canil Municipal de Franca, que fica na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h, munido das cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses, deverá residir na cidade e ter idade mínima de 21 anos. Depois receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.
Meio Ambiente contabiliza 172 toneladas através do Arrastão de Limpeza
A Secretaria de Meio Ambiente realiza o Projeto ‘Arrastão de Limpeza’, atendendo, mensalmente, todas as regiões da cidade. Na última coleta realizada no mês de julho, foram atendidos 28 bairros da Região Norte, entre eles, os Jardins Barão/Planalto, City Petrópolis, Cambuí, Miramontes, Santa Terezinha e adjacentes, somando o total de 22.210 toneladas de materiais descartados, sendo móveis velhos como, sofás, cadeiras, armários, colchões, latas e outros.
Desde janeiro deste ano, já foram realizadas 7 edições do Arrastão, contemplando 234 bairros das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, sudeste e Central, somando um total de 172.1 toneladas recolhidas, uma média de, 24.5 toneladas por mês.
O objetivo desta ação é contribuir com as equipes de saúde, no combate aos focos do mosquito da dengue, removendo objetos que possam armazenar água, além de auxiliar na limpeza da cidade, evitando a proliferação de insetos peçonhentos.
Para este mês, está prevista mais uma edição do projeto no dia 27, atendendo 31 bairros das regiões Sudeste/Sul, entre o Residencial Zanetti, Polo Clube, Elimar, Santa Lúcia até o Residencial Olivito.
Os moradores, que possuem algum material para descarte em casa, também podem efetuar a solicitação de recolha, mediante agendamento, através do telefone (16) 3711-9440, diretamente na Secretaria de Meio Ambiente.
Os bairros, que serão atendidos são previamente divulgados no site da Prefeitura. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9440.