Manter os leitos dos córregos que cortam a cidade sem sujeira e conscientizar as pessoas a ajudarem nesse esforço. Esse é o propósito da Prefeitura nesse período de estiagem, em que as águas dos três principais córregos (Bagres, Cubatão e Espraiado) estão com sua capacidade mínima. Nesse sentido através da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, foi iniciado na terça-feira uma operação de retirada dos objetos atirados indevidamente no córrego dos Bagres, a partir dos Jardins Riviera e Paulista, no setor Leste da cidade.
Com equipes da concessionária de limpeza pública espalhados em diversos pontos, o serviço compreende a observação detalhada no interior do leito e o recolhimento dos objetos que são atirados. Pneus, pedaços de móveis, pedras, restos de construção em concreto armado, partes de sofás, fazem parte do arsenal encontrado no primeiro trecho vistoriado, entre a rotatória com a rua Pará, no Jardim Paulista e a ponte da Avenida Presidente Vargas, no Jardim Boa Esperança.
Esse trabalho continuará sendo feito no decorrer dos dias, em toda a extensão do canal, compreendendo as Avenidas Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho e depois será levado também para os córregos Cubatão e Espraiado. A secretaria de Serviços e Meio Ambiente já realizou antes, reparos gerais nas estruturas dos taludes, reforçando os locais em que haviam estragos. Trata-se, segundo um dos coordenadores desse trabalho, de uma ação preventiva que visa deixar os córregos limpos e de modo a diminuir os riscos de problemas futuros no período de chuvas.
A secretaria de Serviços e Meio Ambiente reitera que é importante que cada morador faça sua parte e não atire objeto estranhos no interior dos córregos e nem nas galerias. E quem flagrar atos dessa natureza deve denunciar no tel. 3724-1033, Guarda Civil Municipal.