A operação Arrastão da Limpeza realizada sábado, 25, pela Prefeitura, abrangendo os 61 bairros da região Oeste (Vilas São Sebastião, Rezende e adjacências), resultou no recolhimento de mais de 19 toneladas de inservíveis. Um balanço parcial foi apresentado no meio da tarde dessa segunda-feira pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que coordenou o trabalho junto com os caminhões da Seleta, empresa responsável pela limpeza urbana na cidade.
Na verdade o quantitativo de materiais recolhidos no sábado foi de 18,9 toneladas, porém nesta segunda-feira um caminhão foi mantido na região atendendo aqueles casos de ‘retardatários’, pessoas que por um motivo ou outro deixaram se separar e deixar o que pretendiam descartar no momento da passagem dos caminhões. Pelo menos 2 viagens haviam sido realizadas apenas no período da manhã, relatou um dos encarregados de acompanhar esse trabalho, ultrapassando o limite das 19 toneladas.
Objetivos
Ao realizar esses Arrastões periódicos a Prefeitura primeiro visa atender os moradores em suas necessidades de fazer o descarte correto daquilo que tem em casa e não usa mais. Em segundo é deixar a cidade mais limpa e por consequência contribuir com a prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Centenas de objetos recolhidos uma vez deixados a descoberto em quintais ou terrenos baldios podem armazenar água e daí facilitam o surgimento das larvas do mosquito.
Fora a data dos Arrastões, geralmente no último sábado e cada mês, o contribuinte tendo algum objeto que deseja descartar, pode acionar a Prefeitura (via Secretaria de Serviços, tel.3711-9440) e agendar que o material será recolhido. É uma forma de atender casos pontuais de regiões diferentes e que tem dado bons resultados.