A Prefeitura está buscando uma maior adesão da população no sentido de manter as praças e calçadões do centro da cidade e também dos bairros, sempre limpos, pois mesmo com as constantes manutenções tem sido comum encontrar sobre os canteiros papeis e frascos de garrafas atirados indevidamente. Em ação conjunta com a Associação do Comércio e Indústria da Cidade e o grupo EmpreCentro, os comerciantes instalados em toda a área central passaram desde o final de novembro a receber folhetos com orientações sobre a destinação adequada desses materiais e para facilitar essa destinação, a Prefeitura instalou dezenas de lixeiras em pontos estratégicos.
Segundo a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, essas lixeiras pintadas nas cores verdes e indicando o tipo de lixo que devem receber foram posicionadas em áreas para facilitar essa destinação. A manutenção pelas equipes da Prefeitura é constante, com varrição matinal e higienização do calçamento periodicamente. Esses cuidados segundo o secretário da área, Adriano Tosta, especialmente a varrição é diária, mas é difícil manter tudo limpo sem os usuários dos espaços públicos não colaborarem.
De acordo com a avaliação do Secretário de Serviços, a partir dos acompanhamentos que realiza ‘in-loco’ onde as equipes estão trabalhando, tem muita gente consciente e que colabora, porém existem também muitos sem educação que comprometem todo o esforço da administração e demais colaboradores empenhados em manter a cidade sempre bonita e limpa. Essa mobilização organizada em complemento as reformas, pinturas e adequações gerais nas ruas praças do centro e calçadões é um movimento de cidadania que deve ser permanente, pois passado o período festivo a área central continuará sendo o cartão de visita da cidade e precisa estar bem cuidado.