Depois das recentes chuvas dos últimos a Prefeitura voltou a mobilizar suas equipes para aquele trabalho preventivo de manutenção nos três principais córregos que cortam a cidade: dos Bagres, Cubatão e Espraiado. A medida compreende da poda da vegetação nas laterais e o recolhimento dos resíduos até pequenos reparos nos paredões de concreto armado onde as pequenas rachaduras que surgem se não forem corrigidas podem se transformar em rompimentos de toda a estrutura.
As equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente percorrem os três canais, inspecionando também a estrutura sob as pontes, passarelas e pontilhões. Naqueles trechos onde os leitos dos córregos estão tomados por objetos de grande porte, que muitas vezes não é possível fazer a remoção manualmente (placas de concreto, de asfalto, sofás, aparelhos de TV e outros), são pontuados para retirada com a utilização de máquinas.
Esse tipo de manutenção está sendo feita sistematicamente, especialmente logo após períodos de chuvas fortes em que os córregos recebem grande volume de água. A preocupação é identificar os problemas em seu início e programar a intervenção logo em seguida, evitando que a situação se agrave, levando a interdição e riscos de acidentes com maiores consequências.