A Prefeitura acaba de instalar uma nova Academia ao Ar Livre, a primeira em local aberto com características especiais, destinada exclusivamente as pessoas com deficiência física e cadeirantes em geral, localizada na Praça da Capelinha, bem em frente a rua Rio Grande do Sul. Mais de uma dezenas de equipamentos compõe o arsenal de aparelhos, com um painel ilustrativo e didático onde os usuários podem obter as orientações como melhor utilizar e obter os resultados desejados.
A escolha desse local não ocorreu por acaso, revelou o prefeito Gílson de Souza, comentando que essa é uma forma de inclusão da pessoa com deficiência que também tem o seu direito de praticar seus exercícios e garantir uma vida mais saudável. A citada praça já conta com uma Academia convencional, porém essa que acaba de ser montada é adaptada para que o cadeirante por exemplo, tenha acesso ao espaço de exercícios e com a cadeira se posicione junto aos equipamentos.
E a opção por essa área, levou em consideração o fato de estar próxima a Sociedade de Instrução e Trabalhos para os Cegos, o que permitirá que muitas pessoas acolhidas na instituição possam fazer uso dessa estrutura. A Prefeitura cuida sistematicamente da manutenção das dezenas de Academias convencionais colocadas em outros locais públicos.
As Secretarias de Serviços e Meio Ambiente e de Esportes, Arte, Cultura e Lazer trabalharam de forma integrada para tornar realidade esse benefício parcialmente liberado para utilização desse público que na maioria das vezes está alijado de oportunidades. Foi construída uma estrutura de concreto que deve receber alguns cuidados de acabamento e pintura, além de serviços complementares de jardinagem. A outra Academia idêntica já existente na cidade, está instalada em ambiente fechado, no recinto do Parque de Exposições “Fernando Costa”.